PRODUÇÃO VIRTUAL DE CLIPE MUSICAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Lazer Sério, Disjunção, Covid-19Resumo
O presente relato objetiva compartilhar as experiências vivenciadas para produzir um clipe musical pelo Grupo Instrumental Ferrabraz, com sede em Sapiranga-RS, de maneira completamente virtual, durante o período de distanciamento social por COVID-19. Esta experiência pode ser entendida através do conceito de lazer sério (Stebbins), em especial nas dimensões de manutenção do grupo, realização do grupo, etos único e identificação. O conceito de disjunção (Jarvis) permite compreender os processos de aprendizagem vivenciados. Percebemos que a proposta de produzir um clipe de maneira completamente virtual foi um desafio que trouxe benefícios para aprendizagem dos integrantes e fortaleceu o sentimento de pertencimento ao grupo.
Referências
DOLL, Johannes et al., Inventário de lazer sério: adaptação transcultural e evidências de validade do Serious Leisure Inventory and Measure (SLIM). Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 24, n. 4, p. 1139-1154, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/81766. Acesso em 30 mar. 2020.
JARVIS, Peter. Aprendendo a ser uma pessoa na sociedade: aprendendo a ser eu. In: ILLERIS, Knud et al. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Penso, p. 31-45, 2013.
_________. Human Learning: implicit and explicit. Educação & Realidade [online], v. 40, n. 3, p. 809-823, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623648387. Acesso em: 26 jun. 2021.
MUNIZ, Cátia Regina et al. Uma análise sobre exclusão digital durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: Quem tem direito às cidades inteligentes? Revista de Direito da Cidade, v. 13, n. 2, 2021. DOI: 10.12957/rdc.2021.54909.
SOUZA, Jusamara. Pandemia, política e desafios para a Educação Musical. In: SOUZA, Jusamara et al. O cotidiano no cotidiano da pandemia: reflexões e experiências com a educação musical. Porto Alegre: Scientific, 2021. p. 101 - 109.