A PERFORMANCE EM ESTUDOS ECOSSISTÊMICOS COM O MOVIMENTO MENINAS CRESPAS

Autores

  • Rebecca Rodrigues UERGS
  • Tatiana Cardoso da Silva UERGS

Palavras-chave:

Performance. Movimento Meninas Crespas. Corpo Ecossistêmico

Resumo

O projeto de pesquisa em andamento A performance em estudos ecossistêmicos com o Movimento Meninas Crespas, (PROBIP 2023-24 da Uergs) propõe o desenvolvimento de práticas artísticas e pedagógicas em dança e teatro junto ao Movimento Meninas Crespas (MMC), grupo de jovens estudantes da escola Lidovino Fanton, no bairro Restinga de Porto Alegre. Costurando as relações entre meio ambiente e as corporeidades em seus atravessamentos geográficos e sociais, a pesquisa desenvolve a noção de corpo ecossistêmico, buscando abordar a corporeidade em relação integrada entre meio ambiente e cultura. A metodologia é baseada pela prática, com encontros artístico pedagógicos junto ao grupo de estudantes e estudos teórico práticos com a equipe do projeto. O principal referencial teórico utilizado vem de: Leda Maria Martins, Tânia Pacheco e Luiz Rufino. Como resultados estima-se a criação de uma performance junto ao MMC com temas relacionados à ecologia e narrativas afro-brasileiras que será levada à público em teatro da capital, além da criação de um vídeo pedagógico sobre o trabalho desenvolvido e a produção de artigo científico.

Biografia do Autor

Rebecca Rodrigues, UERGS

Discente do curso Graduação em Teatro: Licenciatura da Uergs. Bolsista do projeto.

Tatiana Cardoso da Silva, UERGS

Professora adjunta do curso Graduação em Teatro: Licenciatura da UERGS. Diretora, atriz e pesquisadora. Atriz integrante do grupo internacional Vindenes Bro. Integrante da Rede Internacional de Estudos da Presença (UFRGS). Líder do GESTA: Grupo de Pesquisa em Teatro e Educação (CNPq).

Referências

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SPICKER, Paul. The Idea of Poverty. Bristol: The Policy Press, 2007.

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

Rodrigues, R. ., & Cardoso da Silva, T. (2023). A PERFORMANCE EM ESTUDOS ECOSSISTÊMICOS COM O MOVIMENTO MENINAS CRESPAS. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 28(28), 1–8. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1317

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