A PERFORMANCE EM ESTUDOS ECOSSISTÊMICOS COM O MOVIMENTO MENINAS CRESPAS
Palavras-chave:
Performance. Movimento Meninas Crespas. Corpo EcossistêmicoResumo
O projeto de pesquisa em andamento A performance em estudos ecossistêmicos com o Movimento Meninas Crespas, (PROBIP 2023-24 da Uergs) propõe o desenvolvimento de práticas artísticas e pedagógicas em dança e teatro junto ao Movimento Meninas Crespas (MMC), grupo de jovens estudantes da escola Lidovino Fanton, no bairro Restinga de Porto Alegre. Costurando as relações entre meio ambiente e as corporeidades em seus atravessamentos geográficos e sociais, a pesquisa desenvolve a noção de corpo ecossistêmico, buscando abordar a corporeidade em relação integrada entre meio ambiente e cultura. A metodologia é baseada pela prática, com encontros artístico pedagógicos junto ao grupo de estudantes e estudos teórico práticos com a equipe do projeto. O principal referencial teórico utilizado vem de: Leda Maria Martins, Tânia Pacheco e Luiz Rufino. Como resultados estima-se a criação de uma performance junto ao MMC com temas relacionados à ecologia e narrativas afro-brasileiras que será levada à público em teatro da capital, além da criação de um vídeo pedagógico sobre o trabalho desenvolvido e a produção de artigo científico.
Referências
BUTLER, Octávia. A Parábola do Semeador. São Paulo: Ed. Morro Branco, 2018.
CHAUÍ, Marilena de Souza. Neoliberalismo: a nova forma do totalitarismo. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2019. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003020824. Acesso em 14/09/2023.
MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Belo Horizonte: Cia Letras, 2003.
MARTINS, Leda. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Belo Horizonte: Ed. Cobogó, 2021.
PACHECO, Tânia. Desigualdade, injustiça ambiental e racismo: uma luta que transcende a cor. I Seminário Brasileiro contra o Racismo Ambiental – Niterói/RJ – 28 a 30/1/2005.
RUFINO, Luiz. Pedagogias das Encruzilhadas. Rio de Janeiro : Mórula Editorial, 2019.
SANTOS, Perla da Silva dos. Projeto Meninas Crespas - da África à Restinga: uma proposta de educação centrada pela dança. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/194010. Acesso em 14/09/2023.
SPICKER, Paul. The Idea of Poverty. Bristol: The Policy Press, 2007.