Intervindo no espaço escolar com fios e tramas junto ao PIBID ARTES
Palavras-chave:
PIBID, intervenção urbana, Yarn Bombing.Resumo
Um dos objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é a qualificação do licenciando por meio da pesquisa, legitimando o papel do professor pesquisador. Na segunda edição do PIBID, o subprojeto Artes Visuais, tem como tema o patrimônio artístico cultural do bairro histórico Cidade Baixa em Porto Alegre. Cada bolsista é responsável pela criação de uma prancha tamanho A3 com imagens de obras de arte, e breve contextualização da sua pesquisa a fim de os temas, que constituirão um material pedagógico em forma de banco de imagens a ser trabalhados na escola. Elegi a intervenção urbana como foco para minha pesquisa docente no Programa e TCC, a ser escrito em 2013. Após observar as turmas na E.E.E.F. Rio de Janeiro, percebi a proximidade dos alunos com intervenção urbana por fazer parte do seu cotidiano. Esse assunto produz uma gama de sentidos, sejam obras contemporâneas ou grafites que dialogam diretamente com a vida destes jovens e crianças. A partir de intervenções urbanas pesquisadas tanto no bairro como em sites, que me colocou em contato com o movimento Yarn Bombing, este fundado por Magda Sayeg nos EUA em 2005, leva para as ruas peças de tricô e crochê cobrindo monumentos públicos, objetos, procurando dar visibilidade aos mesmos. A partir deste movimento desenvolvi uma proposta pedagógica na qual os alunos puderam fruir do espaço da escola a partir do resgate do uso das mãos no processo de aprendizagem explorando diversos tramados de cadarços nos seus tênis.Downloads
Publicado
2012-10-04
Como Citar
Fanfa, T. A. (2012). Intervindo no espaço escolar com fios e tramas junto ao PIBID ARTES. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 297–298. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/93
Edição
Seção
Comunicações e Relatos - Compartilhamentos: Processos de Ensino na Educação Básica