Anotações acerca de desterritorializações e percursos formativos de um corpo docente/pesquisador
Palavras-chave:
Percursos formativos do corpo, docência, pesquisa.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo explanar algumas reflexões suscitadas no autor acerca de percursos formativos entrecruzados pela docência e pelo exercício da pesquisa. Para tanto, parte-se de sua experiência enquanto docente substituto no ensino superior, no Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de 2008 a 2010 e, mais recentemente, enquanto acadêmico de doutorado em docência orientada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) desta mesma universidade. Inicialmente pontuam-se algumas possibilidades de exercício do pensamento proporcionadas pelo conceito de desterritorialização em Deleuze (1988/1989) a fim de indagar os processos formativos permeados pelo corpo docente/pesquisador como via de territorializações e desterritorializações em constante devir para, finalmente, apresentar algumas localizações da atual proposta de pesquisa de doutoramento do autor.