O ritmo como instrumento pedagógico

Autores

  • Rafaela da Rocha Leite
  • Eduardo Guedes Pacheco

Palavras-chave:

Criação musical, formação de professores, ritmo.

Resumo

Buscando superar os entendimentos que tratam do ritmo como algo subalterno na criação e no fazer musical, esta pesquisa objetiva estudar sobre as possibilidades de criação musical através do ritmo e como esta criação pode compor com questões que envolvem a formação de professores de música, onde o licenciado possa experimentar e exercitar a busca por novos saberes no que diz respeito ao fazer musical. Esta pesquisa utiliza a Cartografia, um método de pesquisa-intervenção e produção de subjetividade onde se parte de ações direcionadas, porém de modo não prescritivo, ou seja, não há regras estipuladas para a orientação do percurso da pesquisa. Como esta investigação está em fase inicial, ainda não há resultados para serem divulgados. Acredita-se que ao finalizado, este trabalho possa auxiliar na criação de entendimentos sobre o ritmo como elemento importante no processo de composição musical, além de contribuir com a formação de futuros professores de música.

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

Leite, R. da R., & Pacheco, E. G. (2016). O ritmo como instrumento pedagógico. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (25), P. 94 – 98. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/363

Edição

Seção

Mesa Temática 2 - O professor pesquisador na sala de aula (Pesquisa em Andamento)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)