Os instrumentos de percussão no processo de musicalização infantil: um estudo com crianças de 6 anos

Autores

  • Eduardo Guedes Pacheco
  • Genaína Lemes da Silva

Palavras-chave:

Percussão, Musicalização, Educação Infantil.

Resumo

Este trabalho refere-se a uma pesquisa que está sendo desenvolvida pela pesquisadora em uma escola de música na cidade de Porto Alegre junto a uma turma de musicalização infantil com crianças de 6 anos de idade. A investigação está sendo realizada com base em uma abordagem qualitativa, utilizando como metodologia a pesquisa – ação. O desenvolvimento da pesquisa se alicerça em algumas questões norteadoras que surgiram a partir de experiências e observações realizadas pela pesquisadora, ao longo de sua trajetória como docente na área da musicalização infantil.  O trabalho propõe uma investigação sobre a utilização de instrumentos de percussão no processo da musicalização infantil com crianças de 6 anos. Interlocuções com a educação infantil também são apresentadas, já que as crianças a serem pesquisadas encontram-se no processo de ensino pertencente a educação infantil. Espera-se que este material possa trazer contribuições para a área da educação musical e que possa vir a propor, ainda, novas discussões e aprimoramentos sobre o trabalho.

Downloads

Publicado

06/10/2016

Como Citar

Pacheco, E. G., & Silva, G. L. da. (2016). Os instrumentos de percussão no processo de musicalização infantil: um estudo com crianças de 6 anos. Seminário Nacional De Arte E Educação, (25), P. 379 – 385. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/406

Edição

Seção

Mesa Temática 9 - 6º Seminário de Arte e Educação na UERGS (Pesquisa em Andamento)