"A BARRA É QUE NEM TATAME, TEM QUE TER RESPEITO”
CONDIÇÕES DE ENSINO DO POLE DANCE PARA AS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1538Palavras-chave:
Pole Dance, Pole Kids, EsportivizaçãoResumo
Este artigo analisa as condições que, a despeito do histórico associado às casas noturnas e às performances de Striptease, tornaram possíveis o ensino do Pole Dance para crianças. O material empírico foi produzido a partir de entrevistas semiestruturadas com instrutoras de pole kids e observações de campo em dois estúdios no sul do país. Em um contexto de recrudescimento do conservadorismo no Brasil, o Pole Dance para crianças se esportiviza. Empenhadas em produzir um outro sentido para a barra, as colaboradoras do estudo investem em pedagogias que incidem sobre a disciplinarização das condutas, a institucionalização de vestimentas e sobre a construção de um ambiente adequado para as crianças e suas famílias.
Referências
ARIÈS, P. História social da criança e da família. 3ª ed. São Paulo: LTC, 2021. ISBN 978-85-216-3160-9.
BRACKE, S.; PATERNOTTE, D. Unpacking the Sin of Gender. Religion and Gender, v. 6, n. 2, p. 143–154, 2016. https://doi.org/10.18352/rg.10167.
BRASIL. Câmara de Deputados. Projeto de Lei nº 4893, de 2020. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1935954.
BUTLER, J.. Regulações de gênero. Cadernos Pagu, n. 42, p. 249–274, jan. 2014. CINTI, D. T. R. et al. Revisão sistemática sobre o Pole Dance. Research, Society and Development, v. 3, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i3.26470
COHN, C. Antropologia da Criança. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
CURY, C. Pole Dance: Considerações sobre a prática e sua multiplicidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/217421.
ELIAS, N.; DUNNING, E. A busca da excitação. Lisboa: Memória e Sociedade, 1992.
FOCAULT, M. Ditos e escritos IV: Estratégia poder-saber. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
GONZÁLEZ, F. Esportivização. In: GONZÁLEZ, F.; FENSTERSEIFER, P. Dicionário Crítico de Educação Física. 3ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2014. p. 263-266.
INTERNATIONAL POLE SPORTS FEDERATION. Campeonatos de Pole Sport: Códigos de Pontos 2018/2019. Confederação Brasileira de Aéreos e Pole Sport. 2018.
JUNQUEIRA, R. Ideologia de Gênero: a gênese de uma categoria política reacionária. In: RIBEIRO, P; MAGALHÃES, J. Debates contemporâneos sobre educação para sexualidade. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. p. 25-52.
KIRST, F. Esportes e valores sociais. Dissertação, Universidade Federal do Espírito Santo. 2009. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/handle/10/4615.
LOURO, G. L. Sexualidade: Lições da escola. In: O Corpo Educado: Pedagogias da Sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. ISBN 9788577060825.
MARTINS, F.; TEIXEIRA, A. O horror à igualdade: O discurso da ‘ideologia de gênero’ no movimento Escola sem Partido. Revista Periódicus, n. 2, p. 161-181, 2019.
MISKOLCI, R.; CAMPANA, M. Ideologia de gênero: notas para a genealogia de um pânico moral contemporâneo. Sociedade e Estado, n. 32, p. 725-748, 2017.
PARKER, R. Cultura, economia política e construção social da sexualidade. In: O Corpo Educado: Pedagogias da Sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. ISBN 9788577060825.
REIS, T.; EGGERT, E. Ideologia de gênero: Uma falácia construída sobre os Planos de Educação Brasileiros. Educação & Sociedade, n. 38, p. 9-26, 2017. https://doi.org/10.1590/es0101-73302017165522
SABAT, R. Pedagogia cultural, gênero e sexualidade. Revista Estudos Feministas, v. 9, n. 1, p. 04–21, 2001.
SANTOS, R. Pole Dance: dança ou esporte? Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2018
SILVA, L. As reacentuações axiológicas da bandeira nacional e da camiseta da seleção. Dissertação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2021.
YIN, R. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mariana Ghignatti Fagundes, Ariane Corrêa Pacheco , André Luiz dos Santos Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.