“O PIPOQUEIRO DA FESTA”: PROGRAMAS DE PERFORMANCES EM MUSEUS

Autores

  • Anna Paula da Silva Universidade Federal da Bahia
  • Emerson Dionisio Gomes de Oliveira Docente do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq 2. E-mail: dionisio@unb.br. ORCID: 0000-0002-3705-1667

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.904

Palavras-chave:

Performance. Museus de arte. Novo institucionalismo

Resumo

O presente artigo busca apresentar reflexões sobre a arte da performance no contexto do denominado novo institucionalismo e sobre os obstáculos para sua musealização. Para tanto, a discussão mira na presença temporária e nas inscrições da performance no sistema das artes visuais, com ênfase nos processos museológicos; processos esses que se posicionam de formas distintas frente aos programas de performance, tomando-os ora como vestígios, ora como notações para reativação da ação.  O resultado é que o espaço temporário dedicado à linguagem pode ser um problema em termos de posterioridade, de garantia de sobrevida das obras e, mesmo, de construção de narrativas historiográficas sobre as performances.

Biografia do Autor

Anna Paula da Silva, Universidade Federal da Bahia

Professora do Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Museologia e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (PPGVIS-UnB). E-mail: anna.silva@ufba.br. ORCID: 0000-0003-1692-5502.

Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, Docente do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq 2. E-mail: dionisio@unb.br. ORCID: 0000-0002-3705-1667

Docente do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq 2. E-mail: dionisio@unb.br. ORCID: 0000-0002-3705-1667

Referências

BELTING, Hans. A história da arte no novo museu: a busca por uma fisionomia própria. In: ______. O fim da história da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2012, p. 173-198.

BISHOP, Claire. Delegated Performance: Outsourcing Authenticity. In: _____. Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship. Londres/Nova Iorque: Verso, 2012, p. 219-240.

CAETANO, Juliana Sales Pereira. Performances de arte em museus brasileiros:

documentação, preservação e reapresentação. 2019. 196 f. Dissertação (Mestrado) –

Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

EKEBERG, Jonas. Institutional Experiments between Aesthetics and Activism. In: HEBERT, S; KARLSEN, A. S. (orgs.). Self-Organized. Londres: Open Editions: 2013, p. 50-61.

ESCHE, Charles. The Possibility of Politics. Entrevista para Jon-Ove Steihaug e Jonas Ekeberg. Kunstkritikk. 18 out. 2011. Disponível em: http://www.kunstkritikk.no/artikler/thepossibility-of-politics/. Acesso em: 12 nov. 2020.

FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: O Corpo-em-Experiência. Revista do Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais – UNICAMP, n. 4, dez 2013. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276. Acesso em: 3 nov 2020.

FOSTER, Hal. Museus sem fim: não param de surgir instituições de arte mundo afora. Mas para quê?. Revista Piauí, n. 105, jun. 2015. Disponível em:

http://piaui.folha.uol.com.br/materia/museussem-fim/. Acesso em: 12 nov. 2020.

GAINES, Malik. Making Time at Human Resources: Malik Gaines. Annual Meeting of the College Art Association in Los Angeles, working session Making Time at Human Resources, 22 fev. 2012. Disponível em: https://arts.berkeley.edu/making-time-at-human-resources-malik-gaines/. Acesso em: 9 nov. 2019.

GOLDBERG, Roselee. A arte da performance do futurismo ao presente. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

GOLDBERG, Roselee. Performance Now. Londres: Thames & Hudson, 2018.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo. Viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MACBA, MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE BARCELONA. Nota prensa Accion. Uma historia provisional de los 90. Barcelona: MACBA, 2020. Disponível em: https://img.macba.cat/public/document/2020-07/nota-prensa-accion.pdf. Acesso em: 4 nov. 2020.

MARZIALE, N.P. Instituições Experimentais de Arte na Europa nos anos noventa e dois mil: contextualização, conflitos e inspiração. MODOS, Revista de História da Arte. Campinas, v. 3, n. 3, p.24-43, set. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.3879. Acesso em: 11 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.3879

RASMUSSEN, Rie Hovmann. Are you not Entertained? Curating Performance within the Institution. In: DAVIDA, Dena et al. Curating Live Arts: Critical Perspectives, Essays, and Conversations on Theory and Practice. Nova Iorque/Oxford: Berghahn, 2019, p. 371-377. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvw04b29.43

Downloads

Publicado

03.06.2022

Como Citar

Silva, A. P. da, & Oliveira, E. D. G. de. (2022). “O PIPOQUEIRO DA FESTA”: PROGRAMAS DE PERFORMANCES EM MUSEUS. Revista Da FUNDARTE, 49(49). https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.904

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.