EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS COM PESSOAS IDOSAS: ALGUNS CONTRAPONTOS NA FERMATA PANDÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/888Palavras-chave:
Envelhecimento, Audiodrama, Musicistas amadoresResumo
A pandemia da Covid-19 estabeleceu diferentes parâmetros de aprendizagem, convívio, criação e produção artística em virtude do isolamento social. Entre os diversos grupos de risco, considerando a questão etária, a população idosa foi fortemente impactada pelas medidas de distanciamento social. Nesse cenário, serão contrapostos dois estudos realizados com pessoas idosas: no âmbito das Artes Cênicas, desenvolveu-se um processo de criação em audiodrama mediado pelo tecnoconvívio, enquanto no musical serão apresentados os impactos relatados na prática de musicistas amadores em função da condição imposta pela fermata pandêmica.
Referências
BALTES, Paul B.; BALTES, Margret M. Psychological perspectives on successful aging: The model of selective optimization with compensation. In: BALTES Paul B.; Baltes M.M., Eds., Successful Aging: Perspectives from the Behavioral Sciences. Cambridge: Cambridge University Press, 1990 v.1, n.1, p. 1-34. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511665684.003
CASTRO, Carla da Silva Santana; CASTRO, José Marcelo de; COELHO, Venceslau; DOLL, Johannes. Envelhecimento populacional no Brasil e os desafios para a formulação de políticas educacionais para a terceira idade. In: Population Horizons. Oxford: LARNA Special Issue, 2020, p. 1-10. Disponível em: <https://www.ageing.ox.ac.uk/download/268> Acesso em 02 fev. 2020.
JARVIS, Peter. Aprendendo a ser uma pessoa na sociedade: aprendendo a ser eu. In: ILLERIS, Knud et al. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Tradução de Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre, RS: Penso, p. 31-45, 2013.
MENDONÇA, Renato. Conexões: Entrevista com Dubatti. Cena: Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Porto Alegre, ed. 10, 2011. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/26187/15321> Acesso em: 14 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/2236-3254.26187
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Portugal: Almedina, 2020.
SPRITZER, Mirna. Poética da Escuta. Voz e Cena, Brasília, v. 01, n. 01, p. 33-44, 2020.
STEBBINS, R. A. Amateurism and postretirement years. Journal of Physical Education and Recreation (Leisure Today supplement), 49(October), p. 40-41, 1978. DOI: https://doi.org/10.1080/00971170.1978.10617872
STEBBINS, R. A. Amateurs: on the margin between work & leisure. (vol. 6). SAGE Publications, Incorporated, 1979.
STEBBINS, R. A. Educating for serious leisure: Leisure education in theory and Practice. World Leisure and Recreation, 41(4), 14-19, 1999. DOI: https://doi.org/10.1080/10261133.1999.9674163
STEBBINS, Robert A. The serious leisure perspective: A synthesis. Springer Nature, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-48036-3
TRAGTENBERG, Livio. Contraponto - Uma Arte de Compor. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.