POLÍTICA DE TAMBORES: TRANSVERSALIDADES QUE MOVIMENTAM UM COLETIVO DE CRIAÇÃO EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Francieli Regina Garlet Universidade Federal de Santa Maria
  • Vivien Kelling Cardonetti Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristian Poletti Mossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/865

Palavras-chave:

coletivo de criação, política de tambores, transversalidade

Resumo

Apresentam-se, neste ensaio, indagações e experimentações em forma de escritas e leituras com imagens de um coletivo de criação que se dedica há algum tempo a produzir academicamente com os campos da educação, da arte e da filosofia. Opera-se com os conceitos de percussão e de política de tambores, empreendidos por Basbaum (2017), com a noção de coletivo, abordada por Escóssia (2009) e Escóssia e Kastrup (2005), bem como com a noção de encontro, proposta por Deleuze e Parnet (1998). Do ponto de vista metodológico, aposta-se na noção de transversalidade (GUATTARI, 2004), agenciada por quatro pares de mãos, em revezamento. Buscam-se novas sonoridades, harmonias e melodias na produção científica, em meio a um território traçado entre leituras e escritas com imagens que, na composição deste ensaio, é atravessado também por sons e ruídos de um cotidiano acionado pelo confinamento físico provocado pela pandemia de Covid-19.

Biografia do Autor

Francieli Regina Garlet, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS/Brasil), bolsista PNPD. Mestre e Doutora em Educação, na linha de pesquisa LP4-Educação e Artes, Licenciada e bacharel em Artes Visuais todos pela mesma instituição. Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC-UFSM/RS/Brasil) e do UIVO- Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU/MG/Brasil).

Vivien Kelling Cardonetti, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Externa do Curso de Graduação à Distância de Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS/Brasil). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa LP4-Educação e Artes, da Universidade Federal de Santa Maria. Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC).

Cristian Poletti Mossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa Educação e Artes. Mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART), na linha de pesquisa Arte e Cultura, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). É membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Docência - ARTEVERSA, ambos vinculados ao CNPq.

 

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM/ RS/Brasil). Doutora em História da Arte pela Universidad de Barcelona, Espanha. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC).

Referências

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Publicado

30.03.2021

Como Citar

Garlet, F. R., Cardonetti, V. K., Mossi, C. P., & Oliveira, M. O. de. (2021). POLÍTICA DE TAMBORES: TRANSVERSALIDADES QUE MOVIMENTAM UM COLETIVO DE CRIAÇÃO EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–19. https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/865

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