A PRODUÇÃO DO OLHAR SOBRE INFÂNCIA E PROTAGONISMO INFANTIL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES CÊNICAS

Autores

  • Luciana Hartmann Universidade de Brasília
  • Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araujo Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

formação de professores/as, arte-educação, infância, protagonismo infantil

Resumo

Este artigo propõe, a partir da análise de experiências realizadas em cursos de Licenciatura em Artes Cênicas de duas universidades brasileiras, que a produção de um olhar para a criança como ser completo, que age criticamente na sociedade, esteja presente na formação de professores/as de arte. Cotejadas com o debate contemporâneo dos estudos da infância na educação, na sociologia e na antropologia, as experiências descritas permitem demonstrar concretamente a importância do desenvolvimento de metodologias que sensibilizem os/as futuros/as professores/as de arte para o lugar de protagonismo que pode e deve ser ocupado pelas crianças nos processos educacionais.

Biografia do Autor

Luciana Hartmann, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), integrando
também o Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da Universidade Federal de
Goiás (UFG). Mestre e doutora em Antropologia Social pela UFSC, com doutorado sanduíche na
École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Licenciada em Artes Cênicas
pela UFRGS. Titular de um pós-doutorado na Université Paris Ouest-Nanterre, pesquisando
narrativas de crianças imigrantes. Autora do livro “Gesto, Palavra e Memória – performances de
contadores de causos” e organizadora das coletâneas “Donos da Palavra: autoria, performance e
experiência em narrativas orais na América do Sul” (2007) e de “O Teatro e suas Pedagogias:
práticas e reflexões”.

Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araujo, Universidade Federal do Acre

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Unicamp (2007), Mestre em Artes (2010) e
Doutora em Artes Visuais (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, no Instituto
de Artes da Unicamp. Suas áreas de interesse são Arte e Educação, incluindo processos criativos de
artistas plásticos e artistas do livro, mediação e ensino de arte, arte e infância, narrativas visuais,
livro de imagem, ilustração de literatura infantil, constituição de leitores e práticas de leitura. É
professora da Universidade Federal do Acre. É Representante do Estado do Acre na FAEB -
Federação de Arte Educadores do Brasil.

Referências

AGUIAR, Francisco de Assis Soares; MACHADO, Marina Marcondes. Ensinar e aprender como estado de procura: diálogos aluno-professor na Licenciatura em Teatro da UFMG. Contrapontos (Online), v. 16, p. 351-359, 2016.

BOAL, A. Jogos para atores e não-atores. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

FARIA, A. L. G. de, BARREIRO, A.; MACEDO, E. de, SANTIAGO, F.; SANTOS, S. E. dos. (orgs) Infâncias e pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras. Campinas, SP: Leitura Crítica/ALB, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 53ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FRIEDMANN, A. Protagonismo Infantil. In: LOVATO, A; YRULA, C. P.; FRANZIM, R. (orgs.). Protagonismo Infantil – a potência de ação da comunidade escolar. São Paulo: Ashoka/Alana, 2017.

GIRARDELLO, G. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições. Campinas, v.22, n.2 (65), p.75-92, 2011.

GREEN, B.; BIGUM, C. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, T. T. da. (Org). Alienígenas na Sala de Aula. Petrópolis: Vozes, 1995.

HARTMANN, Luciana. Interfaces entre a Pedagogia do Teatro e os Estudos da Performance. Revista Educação - UFSM, v. 3, n. 31, p. 515-528, 2014.

HOLM, A. A energia criativa natural. Pro-Posições. Campinas, v.15, n.1 (43), p.83-94, 2004.

LIMA, Denise Munhoz. A Performance na Creche: Poéticas para bebês e crianças pequenas. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). PPGCEN, Universidade de Brasília, 2019.

OSTROWER, F. Universos da Arte. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

SARMENTO, M. Crianças: educação, culturas e cidadania activa - refletindo em torno de uma proposta de trabalho. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 01, p. 17-40, 2005.

SARMENTO, M. Retrato em Positivo In: Friedmann, A.;Romeu, G. Souza, L. Quem está na escuta? Diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão vez e voz às crianças. São Paulo: Blucher, 2018. Disponível em: http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/2016/11/T300000001836-0-Mapa_infancia-000.pdf

SILVA, Emily Wanzeller da. Entrelaçando-N(ó)S: A Performance e a Ecologia de Saberes como possibilidades no ensino de arte. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas). Universidade de Brasília, 2019.

SINGER, Helena. Pelo protagonismo de estudantes, educadores e escolas. In: LOVATO, A; YRULA, C. P.; FRANZIM, R. (orgs.). Protagonismo Infantil – a potência de ação da comunidade escolar. São Paulo: Ashoka/Alana, 2017, p. 14-21.

Downloads

Publicado

30.09.2020

Como Citar

Hartmann, L., & Araujo, H. T. G. P. de. (2020). A PRODUÇÃO DO OLHAR SOBRE INFÂNCIA E PROTAGONISMO INFANTIL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES CÊNICAS. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–24. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/803

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.