Cinco escritos para um mosaico: produções textuais a partir de pesquisas acadêmicas em artes cênicas

Autores

  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Silvana Bággio Ávila Universidade Federal de Santa Maria
  • Débora Souto Allemand Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fellipe Santos Resende Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Iasmin D´Ornelas Ponsi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Iassanã Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.686

Palavras-chave:

pós-graduação, experiência pedagógica, Universidade

Resumo

O trabalho resulta de uma atividade pedagógica realizada por um grupo de pesquisadores vinculados à disciplina de Seminário de Tese em Artes Cênicas, do currículo do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS, oferecida em 2018. A experiência parte de uma proposta de análise, síntese e reflexão crítica de trabalhos acadêmicos representativos de conteúdos relacionados às pesquisas em andamento; e culmina na elaboração de produções textuais envolvendo temáticas emergentes no campo das Artes Cênicas. A apresentação do trabalho “em mosaico” reflete a diversidade de temáticas e a forma compartilhada de preparação dos escritos pelos sujeitos da experiência.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestra em Educação (PPGEDU/UFRGS). Professora Associada ao PPGAC e DAD/UFRGS). Líder do Grupo de Estudos em Teatro e Educação (GESTE), do CNPq. Atriz.

Silvana Bággio Ávila, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda e Mestra em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS). Bacharel em Interpretação Teatral (UFSM). Professora do Departamento de Artes Cênicas da UFSM. Atriz.

Débora Souto Allemand, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS). Mestra em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU/UFPel). Licenciada em Dança e Arquiteta e Urbanista (UFPel). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa OMEGA. Professora de Arte do Município de Pelotas (RS).

Fellipe Santos Resende, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando e Mestre em Artes Cênicas (PPAC/UFRGS). Especialista e Licenciando em Dança (UFRGS). Bacharel em Fisioterapia (UFG). Bailarino e instrutor de Pilates.

Iasmin D´Ornelas Ponsi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS). Mestra em Estudos Teatrais (Université Paris VIII). Bacharel em Interpretação Teatral (UFRGS). Atriz e trapezista.

Iassanã Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestra em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS). Licenciada em Teatro (UFRGS). Atriz e professora de Teatro.

Referências

DEMORI, Juliana Canali. Poéticas singulares: um estudo sobre a territorialidade na produção artística do grupo de teatro Miseri Coloni, de Caxias do Sul/RS. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016.

MACHADO, Edilaine Ricardo. Negritude e formação teatral: vozes mulheres na cena de Porto Alegre/Brasil. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017.

ROSSINI, Élcio. Tarefas: uma estratégia para criação de performances. Tese (Doutorado em Artes Visuais). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011.

SILVA, Carmi Ferreira da. Por uma história da Dança: reflexões sobre as práticas historiográficas para a Dança, no Brasil Contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Dança). Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2012.

ZALTRON, Michele Almeida. O trabalho do ator sobre si mesmo segundo o “sistema” de K. Stanislávski (Tese). Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2016.

Downloads

Publicado

20.12.2019

Como Citar

dos Santos, V. L. B., Ávila, S. B., Allemand, D. S., Resende, F. S., Ponsi, I. D., & Martins, I. (2019). Cinco escritos para um mosaico: produções textuais a partir de pesquisas acadêmicas em artes cênicas. Revista Da FUNDARTE, 39(39), p.124–148. https://doi.org/10.19179/2319-0868.686

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)