PROFISSÃO PROFESSOR DE BALÉ: REVISANDO REFERÊNCIA E CONCEITOS

Autores

  • Rebeca Pereira San Martins Universidade Federal de Pelotas
  • Eleonora Campos da Motta Santos

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.527

Palavras-chave:

Professor de Balé, Revisão, Referências e conceitos

Resumo

A partir do surgimento das danças de corte, na história da arte ocidental, apresentamos revisão inicial sobre características e concepções acerca da figura de mestres balé/dança. Fontes históricas acessadas apontam que o ato de ensinar dança começa a especializar-se, na Europa, ainda na Idade Média, delineando características para o que hoje compreendemos por professor de balé/dança. O estudo apontou que muitas das práticas e pensamentos em torno da figura do professor, destacadas e até mesmo criticadas pelo francês Jean-Georges Noverre em suas Cartas sobre a Dança (1760), ainda estão presentes e reverberam, hoje, nas atuações dos professores de balé e no imaginário em torno deste universo.

 

Biografia do Autor

Rebeca Pereira San Martins, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda do curso de Dança Licencitura da Universidade Federal de Pelotas, estágiária na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos e professora no Espaço de Dança Raquel Pereira e Sociedade Amigos do Cassino.

Eleonora Campos da Motta Santos

Professora Doutora do Curso de Dança Licenciatura do Curso do Centro de Artes da Unverisdade Federal de Pelotas.

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Publicado

30.03.2019

Como Citar

Pereira San Martins, R., & Campos da Motta Santos, E. (2019). PROFISSÃO PROFESSOR DE BALÉ: REVISANDO REFERÊNCIA E CONCEITOS. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 202–220. https://doi.org/10.19179/2319-0868.527

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