POR ISSO, CUIDADO MEU BEM, HÁ ESCRITAS NA ESQUINA:

A TEATRALIDADE CAMINHANTE E O PERCURSO DO CORPO CRIATIVO

Autores

  • Suzanne Rocha Guimarães Universidade Federal do Maranhão - UFMA https://orcid.org/0009-0009-0193-2073
  • José Carlos De Melo Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1697

Palavras-chave:

teatralidade; escritas; corpo.

Resumo

O presente artigo investiga a teatralidade caminhante que se manifesta no cotidiano, revelando-se espontaneamente em um corpo em ação, na fronteira das escritas urbanas impressas e espalhadas pela cidade. O objetivo é ampliar a percepção da cidade, tanto como pesquisadores quanto como habitantes, propondo novas formas de interação com os elementos urbanos encontrados nos trajetos percorridos. Para isso, adotamos uma metodologia experimental que considera as palavras como percurso próprio, por meio de uma combinatória criativa de frases que integram corpo e movimento. Trata-se, portanto, de uma experiência de observação com o entorno, abrindo-se à possibilidade de ressignificação das escritas urbanas em novos contextos.

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Biografia do Autor

José Carlos De Melo, Universidade Federal do Maranhão

 Professor Doutor em Educação pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), é Docente Associado III no Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e atua no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB-UFMA). Além disso, é coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância & Docência (GEPEID).  

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Publicado

06.10.2025

Como Citar

Rocha Guimarães, S., & De Melo, J. C. (2025). POR ISSO, CUIDADO MEU BEM, HÁ ESCRITAS NA ESQUINA:: A TEATRALIDADE CAMINHANTE E O PERCURSO DO CORPO CRIATIVO. Revista Da FUNDARTE, 66(66), e1697. https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1697