FOTOGRAFIA URBANA
SERES E ESPAÇOS COMO POESIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1680Palavras-chave:
Fotografia urbana, Espreita, PoesiaResumo
O presente ensaio emerge de uma experimentação com fotografia urbana no centro da cidade de Santa Maria (RS), ocorrida enquanto se transitava pelo espaço à espera de encontros, momentos singulares, movimento de seres e formas visuais que, com a sensibilidade da fotografia, se estabilizam como foto. Em tal processo, o coletivo colocou-se à espreita (KNEIPP; MOSSI, 2019), ou seja, em um estado de atenção e abertura às vidas que pulsavam no entorno, concebendo-as como capazes de criar múltiplas experiências estéticas (DEWEY, 2010). Partindo desses encontros que produziram fotografias, este texto propõe três formas/momentos de relação com a imagem fotográfica e o texto: uma escrita que destrincha conceitos referenciados bibliograficamente - como espreita, experiência, memória da cidade (ZANELLA, 2020), filosofia da fotografia (FLUSSER, 2002) e fotogenia (FONSECA, 2018) -, uma série de 21 fotografias urbanas e, ainda, fragmentos de uma escrita poética que se faz ao pensar acerca dessa prática fotográfica. Isso porque, da mesma forma que a cidade, a escrita e a imagem também são instâncias em movimento.
Downloads
Referências
DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução: Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FONSECA, Darci Raquel. As múltiplas faces da fotogenia. Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM, v. 1, n. 1, p. 01-07, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/contemporanea/article/view/33832. Acesso em: 12 fev. 2025.
KNEIPP, Carolina Goulart; MOSSI, Cristian Poletti. Entre o estranhamento e a
espreita: um inventário de ideias para ensaiar criação em educação. Revista Digital do LAV, v. 12, n. 1, p. 04-17, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/36657. Acesso em: 05 fev. 2025.
ZANELLA, Andréa Vieira (Org.) Arte e cidade, memória e experiência. Teresina: EDUFPI, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adriana Gotens Antunes, Darci Raquel Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.
![]()
