FOTOGRAFIA URBANA

SERES E ESPAÇOS COMO POESIA VISUAL

Autores

  • Adriana Gotens Antunes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria /RS, Brasil https://orcid.org/0009-0009-3747-0464
  • Darci Raquel Fonseca Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1680

Palavras-chave:

Fotografia urbana, Espreita, Poesia

Resumo

O presente ensaio emerge de uma experimentação com fotografia urbana no centro da cidade de Santa Maria (RS), ocorrida enquanto se transitava pelo espaço à espera de encontros, momentos singulares, movimento de seres e formas visuais que, com a sensibilidade da fotografia, se estabilizam como foto. Em tal processo, o coletivo colocou-se à espreita (KNEIPP; MOSSI, 2019), ou seja, em um estado de atenção e abertura às vidas que pulsavam no entorno, concebendo-as como capazes de criar múltiplas experiências estéticas (DEWEY, 2010). Partindo desses encontros que produziram fotografias, este texto propõe três formas/momentos de relação com a imagem fotográfica e o texto: uma escrita que destrincha conceitos referenciados bibliograficamente - como espreita, experiência, memória da cidade (ZANELLA, 2020), filosofia da fotografia (FLUSSER, 2002) e fotogenia (FONSECA, 2018) -, uma série de 21 fotografias urbanas e, ainda, fragmentos de uma escrita poética que se faz ao pensar acerca dessa prática fotográfica. Isso porque, da mesma forma que a cidade, a escrita e a imagem também são instâncias em movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Gotens Antunes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria /RS, Brasil

Estudante de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bolsista Pibid e integrante do Grupo de Pesquisa Artes Visuais e Criatividade (AVEC-UFSM) e do Grupo de Pesquisa Processos Pictóricos (GPICTO-UFSM).

Darci Raquel Fonseca, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS/Brasil

Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (PPGART/UFSM), fundadora e diretora da Editora do PPGART, coordenadora do LabFoto/CNPQ (Laboratório de pesquisa em fotografia) e membro do projeto Capes Print do LARA-SEPPIA (Laboratório de Pesquisa em Audiovisual – Saber, Praxis et Poïéticas em Arte, Universidade Jean Jaurès, Toulouse França).

Referências

DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução: Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

FONSECA, Darci Raquel. As múltiplas faces da fotogenia. Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM, v. 1, n. 1, p. 01-07, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/contemporanea/article/view/33832. Acesso em: 12 fev. 2025.

KNEIPP, Carolina Goulart; MOSSI, Cristian Poletti. Entre o estranhamento e a

espreita: um inventário de ideias para ensaiar criação em educação. Revista Digital do LAV, v. 12, n. 1, p. 04-17, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/36657. Acesso em: 05 fev. 2025.

ZANELLA, Andréa Vieira (Org.) Arte e cidade, memória e experiência. Teresina: EDUFPI, 2020.

Downloads

Publicado

06.10.2025

Como Citar

Gotens Antunes, A., & Fonseca, D. R. (2025). FOTOGRAFIA URBANA: SERES E ESPAÇOS COMO POESIA VISUAL. Revista Da FUNDARTE, 66(66), e1680. https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1680