FESTIVAL ESTAMXS VIVXS

GRAFFITI, PAISAGEM E MEMÓRIA EM UMA PERSPECTIVA AFROCENTRADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1671

Palavras-chave:

Graffiti, Cultura negra, Paisagem urbana

Resumo

Este é um relato de experiência da 2ª edição do Festival Estamxs Vivxs, realizado em 2022, em cinco cidades do interior de São Paulo. O evento promoveu a criação de obras de graffiti e muralismo com uma perspectiva afrocentrada, imprimindo uma visão crítica à paisagem urbana, para a preservação e construção de histórias e memórias positivas da presença negra nestes territórios. O relato é baseado na produção executiva do Festival e do catálogo publicado como produto final do processo, e fundamenta-se nos estudos sobre Epistemicídio (Carneiro, 2005), Memórias subterrâneas (Pollack, 1989);  Presença e representação do negro na arte urbana (Barbosa, 2019) e Afrocentricidade (Asante, 2016).

 

 

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Biografia do Autor

Michel da Silva Ceriaco (Michel Yakini-Iman), UFSCar - Campus Sorocaba, São Paulo, Brasil

​Escritor, pesquisador, artista-educador e produtor cultural. Formado em pedagogia (Uniceu/São Camilo, 2020), Mestre e Doutorando em Educação pela UFSCar, campus de Sorocaba.

Amanda Cristina Alves Prado, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Palmas/Tocantins, Brasil

Mulher, negra, mãe e fundadora da Avangi, produtora cultural com foco na criatividade das mulheres e nas culturas negras e latinas. Formada em jornalismo pela Universidade Metodista, e pós-graduada em  em gestão pública e economia solidária pela Universidade Federal de Tocantins. Atuou em diversas instituições culturais como produtora, gestora e arte educadora.

Referências

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Publicado

06.10.2025

Como Citar

da Silva Ceriaco (Michel Yakini-Iman), M., & Cristina Alves Prado, A. (2025). FESTIVAL ESTAMXS VIVXS: GRAFFITI, PAISAGEM E MEMÓRIA EM UMA PERSPECTIVA AFROCENTRADA. Revista Da FUNDARTE, 66(66), e1671. https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1671

Edição

Seção

Relato de Experiência Dossiê Linguagens Urbanas