PAISAGENS DE ENTRELINHAS

A POÉTICA VISUAL DAS RESSONÂNCIAS DO COTIDIANO

Autores

  • Sabrina Esmeris Universidade Feevale - Feevale, Novo Hamburgo/RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4050-3334
  • Laura Marcela Ribeiro Rueda Universidade Feevale - Feevale, Novo Hamburgo/RS, Brasil
  • Ernani Mügge Universidade Feevale - Feevale, Novo Hamburgo/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1642

Palavras-chave:

Imagem; Cotidiano; Poética visual.

Resumo

Este artigo explora a ressignificação do cotidiano por meio de fotografias e vídeos que transformam elementos aparentemente banais em poéticas visuais com novos significados. O projeto Vida e obra das coisas anônimas: a poética do banal em fotografia e vídeo busca criar um diálogo entre arte e vida, envolvendo diferentes pessoas em um processo coletivo de composição visual, no qual títulos poéticos são atribuídos a imagens, ampliando suas interpretações. O trabalho também apresenta características que permitem que ele seja analisado a partir de três categorias de estudo da linguagem: enunciado, intertextualidade e polifonia. Tal divisão reforça o caráter colaborativo e múltiplo das interpretações, oferecendo novas formas de compreender os espaços habitados e suas narrativas visuais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Esmeris, Universidade Feevale - Feevale, Novo Hamburgo/RS, Brasil

Mestra em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharela em Artes Visuais pela Universidade Feevale. Atualmente é servidora do Município de Porto Alegre, atuando como professora de Artes Visuais na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Laura Marcela Ribeiro Rueda, Universidade Feevale - Feevale, Novo Hamburgo/RS, Brasil

Artista plástica, professora e pesquisadora. Doutora e Mestre pelo programa Arte, Território e Cultura da Mídia, do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Barcelona, Espanha (revalidado pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul - UFRGS). Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Jorge Tadeo Lozano, Bogotá, Colômbia. Pós-doutora em Poéticas Visuais pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é professora e pesquisadora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS), no curso de graduação em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais. Desde 2022 coordena o grupo de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais, na mesma Universidade. Desde 2018 mantém parceria com a Universidade de Múrcia, Espanha, atuando como professora e pesquisadora convidada no Mestrado em Produção e Gestão Artística, e no grupo de pesquisa Arte e Políticas da Identidade. Sua pesquisa se concentra na área de Artes Visuais, atuando no campo da arte contemporânea com ênfases na História, Teoria e Prática da Fotografia, Processos de Criação, Poéticas Artísticas e Estéticas Migratórias.

Ernani Mügge, Universidade Feevale - Feevale, Novo Hamburgo/RS, Brasil

Possui graduação em Letras Português - Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), Especialização em Linguística do Texto pela mesma Universidade (1993) e mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). É doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolveu projeto de pós-doutorado em Cultura e Literatura (PNPD/CAPES). Atualmente, é professor e pesquisador da Universidade Feevale, atuando no curso de Letras e no PPG em Processos e Manifestações Culturais. Também integra o quadro docente do curso de Letras do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI). Atua no Grupo de Pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais, constituído pelas linhas de pesquisa "Linguagens estéticas: processos e produção" e "Aquisição e desenvolvimento da linguagem". Entre outras publicações, é co-autor dos livros Literatura na Escola - Propostas para o Ensino Fundamental (Artmed), Texto literário: resposta ao desafio da formação de leitores (Oikos), Escrituras do imaginário nas literaturas em língua portuguesa (Trajetos Editorial), Adolescências: tecituras contemporâneas entre literatura e psicanálise (Oikos) e Migrações alemãs para o Brasil: História e Literatura (Oikos). Publicou três obras ficcionais: Percalços (2000), Instantes (2004) e Pretérito (re)visitado (2017). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e metodologia de ensino da literatura.

Referências

AUMONT, J. A imagem. Campinas, SP: Papirus, 1993.

BACHELARD, Gaston. A Poética do espaço. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2000.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

BRANCO, Pércio de Moraes. Dendritos: Belos, mas falsos fósseis, 2014. Disponível

em:

http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2563&sid=129.

Acesso em: 29 out. 2024.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. [2. ed.]. São Paulo, SP: Editora 34, 2009.

SAMOYAULT, Tiphaine. A Intertextualidade. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo, SP: SENAC São Paulo, 2010.

Downloads

Publicado

06.10.2025

Como Citar

Esmeris, S., Ribeiro Rueda, L. M., & Mügge, E. (2025). PAISAGENS DE ENTRELINHAS: A POÉTICA VISUAL DAS RESSONÂNCIAS DO COTIDIANO. Revista Da FUNDARTE, 66(66), e1642. https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1642