PAISAGENS DE ENTRELINHAS

A POÉTICA VISUAL DAS RESSONÂNCIAS DO COTIDIANO

Authors

  • Sabrina Esmeris Universidade Feevale - Feevale, Novo Hamburgo/RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4050-3334
  • Laura Marcela Ribeiro Rueda Universidade Feevale - Feevale, Novo Hamburgo/RS, Brasil
  • Ernani Mügge Universidade Feevale - Feevale, Novo Hamburgo/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1642

Keywords:

Image; Everyday life; Visual poetics.

Abstract

This article explores the re-signification of everyday life through photographs and videos that transform seemingly banal elements into visual poetics with new meanings. The project Life and Work of Anonymous Things: The Poetics of the Mundane in Photography and Video seeks to create a dialogue between art and life, involving different people in a collective process of visual composition, in which poetic titles are attributed to images, expanding their interpretations. The work also presents characteristics that allow it to be analyzed through three categories of language studies: enunciation, intertextuality, and polyphony. This division reinforces the collaborative and multifaceted nature of interpretations, offering new ways to understand inhabited spaces and their visual narratives.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sabrina Esmeris, Universidade Feevale - Feevale, Novo Hamburgo/RS, Brasil

Mestra em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharela em Artes Visuais pela Universidade Feevale. Atualmente é servidora do Município de Porto Alegre, atuando como professora de Artes Visuais na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Laura Marcela Ribeiro Rueda, Universidade Feevale - Feevale, Novo Hamburgo/RS, Brasil

Artista plástica, professora e pesquisadora. Doutora e Mestre pelo programa Arte, Território e Cultura da Mídia, do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Barcelona, Espanha (revalidado pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul - UFRGS). Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Jorge Tadeo Lozano, Bogotá, Colômbia. Pós-doutora em Poéticas Visuais pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é professora e pesquisadora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS), no curso de graduação em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais. Desde 2022 coordena o grupo de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais, na mesma Universidade. Desde 2018 mantém parceria com a Universidade de Múrcia, Espanha, atuando como professora e pesquisadora convidada no Mestrado em Produção e Gestão Artística, e no grupo de pesquisa Arte e Políticas da Identidade. Sua pesquisa se concentra na área de Artes Visuais, atuando no campo da arte contemporânea com ênfases na História, Teoria e Prática da Fotografia, Processos de Criação, Poéticas Artísticas e Estéticas Migratórias.

Ernani Mügge, Universidade Feevale - Feevale, Novo Hamburgo/RS, Brasil

Possui graduação em Letras Português - Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), Especialização em Linguística do Texto pela mesma Universidade (1993) e mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). É doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolveu projeto de pós-doutorado em Cultura e Literatura (PNPD/CAPES). Atualmente, é professor e pesquisador da Universidade Feevale, atuando no curso de Letras e no PPG em Processos e Manifestações Culturais. Também integra o quadro docente do curso de Letras do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI). Atua no Grupo de Pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais, constituído pelas linhas de pesquisa "Linguagens estéticas: processos e produção" e "Aquisição e desenvolvimento da linguagem". Entre outras publicações, é co-autor dos livros Literatura na Escola - Propostas para o Ensino Fundamental (Artmed), Texto literário: resposta ao desafio da formação de leitores (Oikos), Escrituras do imaginário nas literaturas em língua portuguesa (Trajetos Editorial), Adolescências: tecituras contemporâneas entre literatura e psicanálise (Oikos) e Migrações alemãs para o Brasil: História e Literatura (Oikos). Publicou três obras ficcionais: Percalços (2000), Instantes (2004) e Pretérito (re)visitado (2017). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e metodologia de ensino da literatura.

References

AUMONT, J. A imagem. Campinas, SP: Papirus, 1993.

BACHELARD, Gaston. A Poética do espaço. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2000.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

BRANCO, Pércio de Moraes. Dendritos: Belos, mas falsos fósseis, 2014. Disponível

em:

http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2563&sid=129.

Acesso em: 29 out. 2024.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. [2. ed.]. São Paulo, SP: Editora 34, 2009.

SAMOYAULT, Tiphaine. A Intertextualidade. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo, SP: SENAC São Paulo, 2010.

Published

06/10/2025

How to Cite

Esmeris, S., Ribeiro Rueda, L. M., & Mügge, E. (2025). PAISAGENS DE ENTRELINHAS: A POÉTICA VISUAL DAS RESSONÂNCIAS DO COTIDIANO. Revista Da FUNDARTE, 66(66), e1642. https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1642