CARTOGRAFIAS DO CORPO TRANS NA CIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1638

Palavras-chave:

Morte e ressurreição, corpo trans na cidade, ativismo, homofobia e transfobia.

Resumo

O ensaio visual trata de um corte no processo de transformação da travesti Jhenny. Apresenta o momento em que ela conquista se nome sob o qual se reconhece e simboliza este ato com a queima do RG que não lhe representa. O ensaio recupera momentos de Jhenny nas relações do corpo trans pela cidade, exercendo seu direito de cidadã que é usufruir dos espaços citadinos. Jhenny é ativista e engajada na luta pelos direitos das pessoas trans na cidade de Santa Inês, no Maranhão. Este ensaio objetiva dar visibilidade às lutas das pessoas LGBTQIAPN+ no território brasileiro e quiçá do mundo, não se restringindo apenas ao lugar-território em que Jhenny habita. Considerando que o Brasil é dos países com um alto nível de violência física e simbólica contra as pessoas LGBTQIAPN+, este ensaio busca minimizar danos e conter a homofobia por meio da exposição de um corpo-sujeito que transita pela cidade.

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Biografia do Autor

Walter Rodrigues Marques, SEDUC-MA; Universidade de São Paulo - USP, São Paulo/SP, Brasil

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Mestre em Educação - Gestão de Ensino da Educação Básica, pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão (PPGEEB/UFMA, 2019). Especialização em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais, Universidade de Coimbra-Portugal (2022). Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA, 2022). Especialização em Arte, Mídia e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA, 2021). Licenciatura em Física, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA, 2023). Graduado em Ciências Sociais (UFMA, 2023). Graduado em Psicologia pela Faculdade Pitágoras (2015). Graduado em Educação Artística - Artes Plásticas (Licenciatura - UFMA, 2012). Professor de Arte do Estado do Maranhão. Membro do Grupo de Pesquisa GPARTEDU: Grupo de Pesquisa Arte na educação, na formação de professores e no currículo escolar (FE-USP). Pesquisa: indígenas e o contato; educação museal; arte/educação; arqueologia/antropologia; cerâmica; artes visuais; tecnologia, educação e arte.

Referências

Judith Butler: Quem tem medo do gênero? Outras Palavras: jornalismo de profundidade e pós-capitalismo, São Paulo, 8 mar. 2024. Online. Disponível em: https://outraspalavras.net/feminismos/judith-butler-quem-tem-medo-do-genero/. Acesso em: 19 maio. 2024.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos CEBRAP, n. 79, p. 71–94, nov. 2007.

SANTOS, M. G. SIMONE DE BEAUVOIR. “Não se nasce mulher, torna-se mulher”. Sapere Aude, v. 1, n. 2, p. 108-122, 30 maio 2011.

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Publicado

06.10.2025

Como Citar

Marques, W. R. (2025). CARTOGRAFIAS DO CORPO TRANS NA CIDADE. Revista Da FUNDARTE, 66(66), e1638. https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1638