ABORDAGENS REFLEXIVAS SOBRE A ATUAÇÃO DO CORPO MODELO FIGURA HUMANA

Authors

  • Carolina Corrêa Rochefort Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9518-9384
  • Miriam Brockmann Guimarães Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1634

Keywords:

Body, Life Model, Human Figure Drawing

Abstract

The text revolves around the acting as a life model of an actress-teacher - licensed in Dance and Master in Visual Arts - in human figure drawing classes, administered during the year of 2024 in the Center for the Arts in Universidade Federal de Pelotas. Through this context, and from the point of view of the body that poses for artistic nude on, the writing reflects upon the relationship intertwined between the encounter of the bodies involved in this ambiance, mainly the life model's, students' and professor's. Thereby, thinks this encounter through the "affections" (Spinoza, 2010) and discusses the "contaminations" (Greiner, 2005) among them, pointing to an acting method by the life model from the Klauss Vianna Technique, developed by Juliano Hollivier (2019).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carolina Corrêa Rochefort, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Doutora em Educação pelo PPGE - FAE - UFPel (2024), na Linha de Pesquisa “Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente”, sob orientação da professora Dra. Maria Manuela Alves Garcia. Mestre em Poéticas Visuais pelo PPGAV - IA - UFRGS (2010), sob orientação do professor Dr. Eduardo Vieira da Cunha. Especialista em Poéticas Visuais pela Universidade FEEVALE (2008), sob orientação da professora Dra. Sandra Rey. Graduação no Curso de Artes Visuais Bacharelado em Gravura pela Universidade Federal de Pelotas (2005). É professora adjunta do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas ministrando as disciplinas de Desenho da Figura Humana e Mediação Artística: experiencias poeticoeducativas. Tem experiência na área de pesquisa em Artes, atuando no grupo de pesquisa Educação e contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia, em orientações e co-orientações com alunos da graduação do curso de Bacharelado e de Licenciatura em Artes Visuais assim como na coordenação do Projeto de unificado (pesquisa, extensão e ensino) Patafísica: arte-educação-filosofia.

Miriam Brockmann Guimarães, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Mãe de três filhos. Graduada em Dança pela Universidade Federal de Pelotas (2017) e Mestra em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2020). Trabalho de conclusão de curso envolvendo a pesquisa em análise do espetáculo da obra Tempos Brancos: uma poética sobre a memória" rememorando estratégias de composição coreográfica e elementos de espetáculo. Última obra de dança da artista Berê Fuhro Souto. Dissertação de mestrado com o vídeo dança " Memória Coreografada" que homenageia a artista/coreografa Berê Fuhro Souto. Caminho metodológico da cartografia. O estudo aborda o processo criativo/político em artes com base na performance, considerando documentos, anotações, vídeos, fotos, pesquisa e todo tipo de rastro deixado pelo artista na elaboração de uma obra de arte. Professora substituta das séries iniciais- Prefeitura Municipal de Florianópolis desde 2021. Professora dança contemporânea, dança moderna e ritmos. Pioneira em Técnicas de alongamento avançado e preparação corporal. Experiência em cinema como atriz, premiada com o curta metragem "Entre Nós" de Maciel Fischer e a produção de documentários em vídeo dança. Experiência como atriz, bailarina, intérprete criadora. Experiência com participação em eventos de pesquisa na UFPel, seminários presenciais, remotos, leitura em público, recepção, divulgação de espetáculos. Experiência na área da saúde do corpo, ginástica laboral, estratégias com bases na técnica de pilates, biodança, alinhamento postural, saúde das articulações. Experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em métodos somáticos. Contato Comercial, captação de mercado, marketing. Experiência na área comercial como relações públicas em empresas e indústrias. Muitos anos de experiência como contato comercial na busca e prospecção de clientes, vendas e atendimento ao público.

References

BULHÕES, Marcelo. Considerações sobre a adaptação para o audiovisual: ficção noir. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 36, n. 61, p. 64-69, jul./dez. 2011.

CLARK, Kenneth. The nude: a study in ideal form. New York: Pantheon Books, 1956.

GREINER, Christine. O Corpo: Pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

GREINER, Christine; AMORIM, Claudia (org). Leituras do corpo. São Paulo: Annablume, 2010.

HOLLIVIER, Juliano. Nudez criativa consciente. São Paulo: Independently Published, 2019.

SOUZA, Anderson Luiz De. Uma breve história do desenho da figura humana e seus cânones. Revista da FUNDARTE, Montenegro, p.95-116, ano19, nº 38, abril/junho de 2019. Disponível em: http://.seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/index. Acesso: 21 nov. 2024.

SPINOZA, Benedictus. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

KATZ, Helena e GREINER, Christine. Arte e cognição - Corpomídia, comunicação, política. São Paulo: Annablume, 2015.

Published

09/09/2025

How to Cite

Corrêa Rochefort, C., & Brockmann Guimarães, M. (2025). ABORDAGENS REFLEXIVAS SOBRE A ATUAÇÃO DO CORPO MODELO FIGURA HUMANA. Revista Da FUNDARTE, 65(65), e1634. https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1634