ESCOLAS, PROFESSORES(AS) E A EDUCAÇÃO MUSICAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

HÁ QUE SE DEFENDER

Autores

  • Priscila Kuhn Scherdien Reinicke Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS/Brasil
  • Cláudia Ribeiro Bellochio Universidade Federal de Santa Maria(UFSM)/Professora titular dos cursos de Pedagogia, Educação Especial e Música (licenciatura) da UFSM

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1621

Palavras-chave:

Escolas, Professores(as), Educação Musical

Resumo

Resumo: Defender escolas, professores(as) e Educação Musical na contemporaneidade é uma emergência para a educação pública. Apresenta-se um ensaio teórico, que tem por objetivo problematizar questões atribuídas à escola e aos(às) professores(as); evidenciar a importância desse lugar e da educação musical na educação básica e refletir sobre os modos de ser da docência dos(as) professores(as) de Música no contexto escolar. Conclui-se em defender a escola reconhecendo-a como lugar e tempo para o exercício do estudo em que professores(as) possam ser reconhecidos(as) e que a Educação Musical possa estar presente no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Priscila Kuhn Scherdien Reinicke, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS/Brasil

Priscila Kuhn Scherdien Reinicke possui graduação em Música - Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas/RS (2014) e Mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (2019). Atualmente é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, na Linha de Pesquisa 4 - Educação e Artes; É integrante do Grupo de Pesquisa FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical, na UFSM/RS, desde (2017). Possui formação complementar em teclado, flauta doce e teoria musical pelo Conservatório de Música Elaci Schneider (Pelotas/RS, 2010) e formação no curso de Diaconia em Música pelo Seminário Concórdia (São Leopoldo/RS, 2015), onde possui habilitação para ser regente de coro e instrutora de Órgão. Possui experiência com aulas de musicalização infantil, canto coral, teoria e percepção musical, flauta doce, teclado, piano, canto, violão, em escolas especializadas de música, educação básica e projetos sociais.

Cláudia Ribeiro Bellochio, Universidade Federal de Santa Maria(UFSM)/Professora titular dos cursos de Pedagogia, Educação Especial e Música (licenciatura) da UFSM

Cláudia Ribeiro Bellochio é professora titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando nos cursos de Pedagogia, Educação Especial e Música (licenciatura) e no Programa de Pósgraduação em Educação, orientando mestrado e doutorado. Possui graduação em Música (1987) e em Pedagogia (1989) pela UFSM, mestrado em Educação pela UFSM (1994) e doutorado em Educação (2000) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é pesquisadora 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi editora da Revista Educação (UFSM) por treze anos e membro da comissão editorial Revista Brasileira de Educação (RBE). Atualmente compõe os conselhos editoriais da Revista Educação (UFSM), OPUS (ANPPOM), Cadernos de Educação (UFPEL), Art Journal (ARJ) e Imagens da Educação. Foi presidente, editora e membro do conselho editorial da Revista da ABEM, onde também foi coordenadora regional sul, representante estadual e, no momento, é membro do conselho fiscal. Na ABEM e na ANPPOM tem coordenado comitês científicos dos eventos nacionais e regionais. É coordenadora do Projeto Museu do Conhecimento – SCIENTHIA (FINEP/UFSM). Em 2012 recebeu concessão de Mérito Extensionista "Professor Mariano da Rocha Filho" e, em 2022, recebeu a premiação de Destaque em Ensino, ambos na UFSM.

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Publicado

12.06.2025

Como Citar

Kuhn Scherdien Reinicke, P., & Ribeiro Bellochio, C. (2025). ESCOLAS, PROFESSORES(AS) E A EDUCAÇÃO MUSICAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO : HÁ QUE SE DEFENDER. Revista Da FUNDARTE, 64(64), e1621. https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1621