ESCOLAS, PROFESSORES(AS) E A EDUCAÇÃO MUSICAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

HÁ QUE SE DEFENDER

Authors

  • Priscila Kuhn Scherdien Reinicke Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS/Brasil
  • Cláudia Ribeiro Bellochio Universidade Federal de Santa Maria(UFSM)/Professora titular dos cursos de Pedagogia, Educação Especial e Música (licenciatura) da UFSM

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1621

Keywords:

Escolas, Professores(as), Educação Musical

Abstract

Abstract: The defense of schools, teachers, and music education is an urgent matter for public education today. This theoretical essay seeks to problematize the challenges facing schools and teachers, to underscore the role of music education within basic education, and to reflect on the practices and identities of music teachers in the school setting. We conclude that it is essential to uphold schools as dedicated spaces for study, where teachers are valued, and music education is integrated into the educational landscape.

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Author Biographies

Priscila Kuhn Scherdien Reinicke, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS/Brasil

Priscila Kuhn Scherdien Reinicke possui graduação em Música - Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas/RS (2014) e Mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (2019). Atualmente é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, na Linha de Pesquisa 4 - Educação e Artes; É integrante do Grupo de Pesquisa FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical, na UFSM/RS, desde (2017). Possui formação complementar em teclado, flauta doce e teoria musical pelo Conservatório de Música Elaci Schneider (Pelotas/RS, 2010) e formação no curso de Diaconia em Música pelo Seminário Concórdia (São Leopoldo/RS, 2015), onde possui habilitação para ser regente de coro e instrutora de Órgão. Possui experiência com aulas de musicalização infantil, canto coral, teoria e percepção musical, flauta doce, teclado, piano, canto, violão, em escolas especializadas de música, educação básica e projetos sociais.

Cláudia Ribeiro Bellochio, Universidade Federal de Santa Maria(UFSM)/Professora titular dos cursos de Pedagogia, Educação Especial e Música (licenciatura) da UFSM

Cláudia Ribeiro Bellochio é professora titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando nos cursos de Pedagogia, Educação Especial e Música (licenciatura) e no Programa de Pósgraduação em Educação, orientando mestrado e doutorado. Possui graduação em Música (1987) e em Pedagogia (1989) pela UFSM, mestrado em Educação pela UFSM (1994) e doutorado em Educação (2000) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é pesquisadora 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi editora da Revista Educação (UFSM) por treze anos e membro da comissão editorial Revista Brasileira de Educação (RBE). Atualmente compõe os conselhos editoriais da Revista Educação (UFSM), OPUS (ANPPOM), Cadernos de Educação (UFPEL), Art Journal (ARJ) e Imagens da Educação. Foi presidente, editora e membro do conselho editorial da Revista da ABEM, onde também foi coordenadora regional sul, representante estadual e, no momento, é membro do conselho fiscal. Na ABEM e na ANPPOM tem coordenado comitês científicos dos eventos nacionais e regionais. É coordenadora do Projeto Museu do Conhecimento – SCIENTHIA (FINEP/UFSM). Em 2012 recebeu concessão de Mérito Extensionista "Professor Mariano da Rocha Filho" e, em 2022, recebeu a premiação de Destaque em Ensino, ambos na UFSM.

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Published

12/06/2025

How to Cite

Kuhn Scherdien Reinicke, P., & Ribeiro Bellochio, C. (2025). ESCOLAS, PROFESSORES(AS) E A EDUCAÇÃO MUSICAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO : HÁ QUE SE DEFENDER. Revista Da FUNDARTE, 64(64), e1621. https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1621