O PATRIMÔNIO COMO PROJETO DE UTOPIA

A IGREJA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DO CERRADO EM UBERLÂNDIA MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1616

Palavras-chave:

patrimônio cultural; movimentos populares; direito à cidade

Resumo

Este artigo se propõe a analisar a construção de uma igreja em um bairro periférico na cidade de Uberlândia, estado de Minas Gerais. Esta igreja foi projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi em parceria com os frades franciscanos que atuavam naquele bairro, sendo que todo o processo de planejamento e construção da igreja ocorreu com a participação ativa da comunidade.

Tendo sido a igreja tombada em nível estadual pelo IEPHA nosso objetivo é pensar este edifício como um patrimônio ligado tanto aquele processo específico de participação popular, mas também como um monumento de uma época onde os movimentos populares com o apoio da igreja progressista e de intelectuais alinhados buscavam construir um novo projeto de país após a Ditadura Militar.

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Biografia do Autor

Anderson Vannucci, Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, GO/Brasil

Doutorando em História pela Universidade federal de Goiás UFG desde 2022, Mestre em História pela Pontifícia Universidade católica de São Paulo PUC-SP (2020), graduado (Bacharelado e Licenciatura) em História pela Universidade de São Paulo USP (2006),

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Publicado

06.10.2025

Como Citar

Vannucci, A. (2025). O PATRIMÔNIO COMO PROJETO DE UTOPIA: A IGREJA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DO CERRADO EM UBERLÂNDIA MG. Revista Da FUNDARTE, 66(66), e1616. https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1616