O PATRIMÔNIO COMO PROJETO DE UTOPIA
A IGREJA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DO CERRADO EM UBERLÂNDIA MG
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1616Keywords:
patrimônio cultural; movimentos populares; direito à cidadeAbstract
This article aims to analyze the construction of a church in a peripheral neighborhood in the city of Uberlândia, state of Minas Gerais. This church was designed by architect Lina Bo Bardi in partnership with the Franciscan friars who worked in that neighborhood, and the entire planning and construction process of the church took place with the active participation of the community.
Having been the church listed at state level by IEPHA, our objective is to think of this building as a heritage linked both to that specific process of popular participation, but also as a monument of a time when popular movements with the support of the progressive church and aligned intellectuals they sought to build a new country project after the Military Dictatorship
Downloads
References
ALMEIDA, Ivete B; MENDONÇA, Christoffer Lima. O processo de tombamento da paróquia divino espírito santo do cerrado, projetada por Lina Bo Bardi. Revista Relicário. Vol. I, nº 2, jul./dez. 2014
CANCLINI, Nestor G. O patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. Revista do IPHAN. N° 23. Pag. 94-115. 1994
CASTELLS, Manuel. A questão urbana. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1983
CUSTODIA franciscana do sagrado coração de Jesus. Triangulo Mineiro: 70 anos da presença e evangelização dos frades franciscanos. Disponível em: htpps//ofmscj.com.br/triangulomineiro:70anosdapresençaeevangelizaçãodosfradesfranciscanos. Acessado em 03/07/2024
FRANÇA, Eduardo Oliveira. Complexidade, lugar e cultura: arquitetura de Lina Bo Bardi como mediadora entre os sujeitos e as suas manifestações. Dissertação (mestrado). Belo Horizonte. UFMG.2009
LAZARIN, Ariel Luis. A Igreja Divino Espírito Santo do Cerrado e suas alternativas a arquitetura brasileira. Dissertação (mestrado). FAU USP. São Paulo. 2015
LEFBVRE, Henri. Direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2011
MARIANO, Neusa de Fátima. A festa do divino como resistência e como utopia, in: Paisagens patrimoniais e artes na América Latina. São Luis. Editora UEMA, pp. 167-178. 2022
MIRANDA, Ana Paula Tavares. Ação, protagonismo e movimento social na igreja espirito santo do Cerrado. Revista Relicário. Vol. I, nº 2, jul./dez. 2014
NERY, Valeria Cunha A. “Com o suor do teu rosto”: a construção da cidadania pelos moradores do Jaraguá. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010
NORA, Pierre. Entre memória e história a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, ed. 10, pp. 7-28, dez/1993.
PEREIRA, Cines Canisio. Democracia participativa, sua lógica e sua prática. TCC. UFU. Uberlândia. 1988
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, pp. 3-15, 1989.
SADER, Eder. Quando novos personagens entram em cena: experiências e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo (1970-1980). Editora Paz e Terra. São Paulo. 1988
SEGAWA, Hugo. Arquiteturas do brasil: 1900-1990. São Paulo. EDUSP. 2002
SILVA, Natalia A. M. Lina Bo Bardi e a cultura popular – a Igreja do Divino Espírito Santo. Revista Relicário. Vol. 1, n° 2 Jul/Dez 2014
SONDA, Laise Inês. Construir, tecer e celebrar: a igreja do espírito santo do cerrado, de Lina Bo Bardi. Cadernos de pós-graduação em arquitetura e urbanismo. Vol. 20 n° 2 Jul/Dez 2020
VAZ, Caroline Fernandes; CASTRO, Maria Luiza A. C. Arquitetura vernácula como inspiração: Estudo de Caso da Igreja Espírito Santo do Cerrado em Uberlândia/MG, projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 1, p.4577-4593 jan. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Anderson Vannucci

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.
![]()
