ESCOLA, UNIVERSIDADE E LUGARES OUTROS

IMAGINÁRIO E SENSIBILIDADES COMO POTÊNCIA DE VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1387

Palavras-chave:

Educação, Sensibilidades, Imaginário

Resumo

O artigo trata de um tempo em que juntos, escola e universidade produzimos poéticas mobilizadas pelos sentidos e sensibilidades. O objetivo desse artigo é problematizar a educação na dimensão estética, potencializando o imaginário como experiência de vida. A narrativa e o imaginário são forças que nos movem ao revisitar os territórios da escola e da universidade como atitude de (re)invenção. A experiência, potencializa nossas ações e a esperança em uma educação pelo sensível. Um exercício de lidar com o esgotamento que nos assola constantemente, nos levando a questionar o sentido da vida. As reflexões reiteram que na educação é preciso cruzar fronteiras entre o real e o imaginário, intensificando as sensibilidades.

Biografia do Autor

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Pós-Doutorado em Estudos da Criança na Universidade do Minho (UMINHO), Braga, Portugal. Doutorado em Engenharia da Produção (Gestão da Qualidade) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil. Professora/Pesquisadora no Programa de Pós-Fraduação em Educação (Mestrado/Doutorado) na Universidade da Região de Joinville (Univille), Brasil. Líder do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE/Univille).

José Aparecido Celorio , Universidade Estadual de Maringá -UEM, Maringá/PR, Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Brasil. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil. Professor Adjunto do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá – Campus Regional de Cianorte, Brasil.  Coordenador do Laboratório de Educação e Complexidade e Editor-chefe da Koan – Revista de Educação e Complexidade. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (UFPel) e membro do Grupo Academia Celeste - Estudos em Cosmologia e Ética (UFF).

Rogério de Almeida, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo -FEUSP/USP, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira/SP, Brasil

Pós-Doutorado na Universidade do Minho (UMINHO), Braga, Portugal. Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Coordena o Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte-Educação Cultura) e o GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura). É Editor Colaborador da Revista Machado de Assis em Linha. Livre-docência - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil. Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

08.08.2024

Como Citar

Pillotto, S. S. D., Celorio , J. A., & Almeida, R. de. (2024). ESCOLA, UNIVERSIDADE E LUGARES OUTROS: IMAGINÁRIO E SENSIBILIDADES COMO POTÊNCIA DE VIDA. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1387. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1387

Edição

Seção

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO

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