PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PARA A PAZ

REFLEXÕES POSSÍVEIS

Autores

  • Tereza Cristina Lopes Duarte Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória, ES/Brasil
  • Nei Alberto Salles Filho Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, ponta Grossa, PR/Brasil https://orcid.org/0000-0003-4231-2988
  • Vitor Gomes Universidade Federal do Espírito Santo- UFES, Vitória, ES/Brasil https://orcid.org/0000-0003-3388-1054

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1328

Palavras-chave:

Educação para a Paz, Cultura de Paz, Paulo Freire

Resumo

O artigo apresenta duas concepções freirianas em seus sentidos fomentadores de uma Educação para a Paz. Apresenta contextos históricos e conceituais sobre a temática da Educação para a Paz e as contribuições do teórico para a sua construção. Indica duas concepções freirianas como contribuições neste sentido: a educação para a liberdade e o papel da escuta impresso pelo teórico. Por fim, afirma sobre a necessidade da tomada de consciência acerca do modelo mental que favorece a construção de uma cultura de violência, os meios coercitivos do sistema que controlam a subjetividade do outro para colonizá-lo e os processos de naturalização da violência para desconstruí-la.

Biografia do Autor

Tereza Cristina Lopes Duarte, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória, ES/Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2022); Aperfeiçoamento em Inclusão e Educação Especial (IFES, 2019); Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-Terapia (MULTIVIX, 2010) e Graduação em Psicologia (FAESA, 2009). Atualmente é aluna especial da disciplina "Tópicos Especiais: Direitos Humanos, Cultura de Paz e Epistemologias do Sul", do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas de Doutorado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Participa dos grupos de estudos e pesquisas da UFES: Medicalização da Educação (NEPEME), Diálogos com a fenomenologia na educação (GPEFE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas - Paulo Freire (GEPPF). Instrutora e Facilitadora de Círculos de Construção da Paz, desenvolve sensibilizações sobre o tema Comunicação Não Violenta (CNV). Integra a Rede de Agentes da Paz do ES e é membro do Programa Reconstruir o Viver do Tribunal de Justiça do ES. Servidora estatutária na Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (SEME, ES, Brasil); coordenação do Núcleo de Práticas Circulares da Paz, na SEME (ago-2019 a jan-2021). Atuação (2012 a 2018) como psicoterapeuta holística de Práticas Integrativas de Saúde (PIC´s). Realização de atendimento psicológico clínico (2009 a 2013) e trabalho voluntário no Projeto de Humanização Hospitalar Especialistas do Riso (2007 a 2010).

Nei Alberto Salles Filho, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, ponta Grossa, PR/Brasil

Doutor em Educação. Docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa/Paraná (UEPG). Coordenador do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências NEP/UEPG.

Vitor Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo- UFES, Vitória, ES/Brasil

Fenomenólogo. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (UFES) e do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais, Centro de Educação-UFES. Coordenador do Grupo de Estudos em Fenomenologia na Educação (Gpefe-UFES).

 

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Publicado

25.03.2024

Como Citar

Lopes Duarte, T. C., Salles Filho, N. A., & Gomes, V. (2024). PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PARA A PAZ: REFLEXÕES POSSÍVEIS. Revista Da FUNDARTE, 58(58), e1328. https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1328

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