VOZ E IMAGEM

INSTRUMENTO DE AFIRMAÇÃO E PODER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1131

Palavras-chave:

Artes Visuais., Linguagem, Texto, Semiótica, Teoria da Recepção

Resumo

O artigo contextualiza uma análise semiótica dos signos apresentados no painel Cantos de Esquina (2019) do artista plástico contemporâneo Maxwell Alexandre. O artista em questão aborda temáticas de repreentação da população negra. O painel é entendido como um texto não verbal exposto para ser lido pelo observador, cuja leitura pode ser analisada em três níveis: compreensiva, analítica e interpretativa. Durante o processo de recepção, o interpretante constrói significados condicionados pelas representações mentais que possui, bem como pela performance no ato interpretativo.

Biografia do Autor

Maria Célia Azevedo Lopes, Universidade Feevale

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale). Professora de História no Ensino Fundamental e Bibliotecária no Instituto Rio Branco (São Leopoldo)

Ernani Mügge, Feevale

Doutor em Literatura brasileira, portuguesa e luso-africana (UFRGS), com pós-doutorado em Cultura e Literatura (PNPD/CAPES). Pesquisador e professor no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale).

Juracy Assmann Saraiva, Feevale

Pós-Doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora e pesquisadora da Universidade Feevale, da FAPERGS e do CNPq.

Referências

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1986.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Apicuri, 2016.

INDURSKY, Freda. O texto nos estudos da linguagem: especificidades e limites. In: ORLANDI, Eni P. LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy (orgs.) Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas: Pontes Editores, 2006. p. 10-15.

ISER, W. O jogo do texto. In: JAUSS, H. R. et. al. A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2005.

SARAIVA, Juracy A. A indissociabilidade entre língua e literatura no ensino fundamental: uma metodologia integradora. In: SARAIVA, Juracy A.; MÜGGE, Ernani [et al.]. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre, Artmed, 2006.

Downloads

Publicado

14.12.2022

Como Citar

Azevedo Lopes, M. C. ., Mügge, E. ., & Assmann Saraiva, J. (2022). VOZ E IMAGEM: INSTRUMENTO DE AFIRMAÇÃO E PODER. Revista Da FUNDARTE, 52(52). https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1131

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.