A REINVENÇÃO DA DOCÊNCIA E A POÉTICA ARTÍSTICA NOS TEMPOS DE PANDEMIA ATRAVÉS DA ARTE POSTAL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1079Palavras-chave:
Docência em Artes Visuais, Poética Artística, Arte PostalResumo
Este texto ensaia a poética artística na docência e pensa os modos pelos quais o professor se reinventa e se repropõe para despertar um olhar contemporâneo e crítico com alunos. Compondo prática artística, experiências docentes e quadro teórico, buscamos propor algumas premissas acerca da docência no ensino da arte contemporânea. Dentre o referencial teórico, destacam-se Zordan (2007), Loponte (2013), Pillar (2001), entre outras. O estudo apresenta uma perspectiva de proposição e exercício de alternativas para trabalhar a poética artística neste momento em que se deu o isolamento social e a pandemia como um todo, do novo coronavírus. Entrelaçar as poéticas visuais com a docência, reinventando-a e, ao mesmo tempo, convocando o aluno a reflexionar sobre si mesmo, desde suas origens, sua história e expressando-se através do corpo. Como meio de produção para elaboração poética resgatamos a Arte postal, levando em consideração as atuais circunstâncias e em todo o contexto histórico atual permite aos envolvidos dialogarem sobre reflexões em torno da arte e seu entrelaçamento ao cotidiano.
Referências
CANCLINI, Néstor Garcia. A socialização da arte: teoria e prática na América Latina. São Paulo: Editora Cultrix Ltda., 1984.
DIAS, Belidilson. Prefácio. IN: DIAS, Belidilson; IRWIN, Rita. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/R/Tografia. Santa Maria: ED.UFSM, 2013.
IRWIN, Rita. A/R/Tografia. IN: DIAS, Belidilson; IRWIN, Rita. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/R/Tografia. Santa Maria: ED.UFSM, 2013.
LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte para a Docência: estética e criação na formação docente. Arquivos analíticos de políticas educativas, v. 21, n. 25, p. 1-22, 2013. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.v21n25.2013
NUNES, Andréa Paiva. Todo Lugar é Possível: A Rede de Arte Postal anos 70 e 80. 207f. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
OLIVEIRA, Ana Cristina Barbosa de; SANTOS, Carlos Alberto Batista dos; FLORÊNCIO, Roberto Remígio. Métodos e técnicas de pesquisa em educação. Revista Científica da FASETE, p. 36-50, 2019. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2019/21/metodos_%20e_tecnicas_de_pesquisa_em_educacao.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.
PILLAR, Analice Dutra (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999.
PROETTI, Sidney. As pesquisas qualitativa e quantitativa como métodos de investigação científica: um estudo comparativo e objetivo. Revista Lumen, v. 2, n. 4, p. 1-23, 2017. DOI: https://doi.org/10.32459/revistalumen.v2i4.60
SARDELICH, Maria Emilia; NASCIMENTO, Erinaldo A. do; PAIVA, Camylla R. M. Projetos de cultura visual na educação básica: Outros modos de ver a cultura escolar. Palíndromo, n 14, p. 147-162, ago./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.5965/2175234607142015147
TOLEDO, Renata Ferraz de; JACOBI, Pedro Roberto. Pesquisa-ação e educação: compartilhando princípios na construção de conhecimentos e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 122, p. 155-173, jan./mar. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000100009
ZORDAN, Paola. Aula de artes, espaços problemáticos. In: Reunião Anual da ANPED, 30., 2007, Caxambu, RS. Anais [...] Caxambu, 2007: ANPEd, p. 1-13. 1 CD-ROM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 GRAZIELA CECÍLIA DA SILVA CANEZ BRODA, Gustavo de Oliveira Andrade, DANIELA SCHNEIDER
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.