VAGAS E NOMEAÇÕES PARA A ÁREA DA DANÇA EM PELOTAS RS

Autores/as

  • Josiane Franken Corrêa Universidade Federal de Pelotas
  • Carolina Pinto da Silva UFRGS
  • Flávia Marchi Nascimento UFPel
  • Janete Rodrigues da Silva UFPel

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.927

Palabras clave:

ENSINO DE ARTE. DANÇA. CONCURSO PÚBLICO. PROFESSORAS DE DANÇA. PELOTAS RS.

Resumen

O texto visa partilhar reflexões sobre a inserção de professoras de Dança em escolas municipais através da oferta de vagas em concursos públicos. Busca-se aliar experiências pessoais à legislação e a estudos bibliográficos (BRASIL, 2016, 2018; JACOMINI e PENNA, 2016; STRAZZACAPPA e MORANDI, 2006; CORRÊA, 2018) para discutir possibilidades de atuação profissional a partir da formação em Licenciatura em Dança. Apresenta um breve panorama do Rio Grande do Sul na inserção de professores/as de Dança no magistério estadual em concurso anterior que demarca grande conquista para a Área. Como recorte contextual mais específico, o texto trata do Concurso Público regido pelo Edital 133/2019 do Município de Pelotas RS, primeiro certame realizado com vaga específica para “Professor II - Dança”, referente à atuação docente nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas municipais no componente curricular Ensino de Arte. Para tanto, o trabalho busca reconhecer as conquistas, até o presente momento, para o campo da Dança, a partir de mobilizações coletivas baseadas em marcos legais como a Lei 13.278/2016 e, assim, contribuir na compreensão e reconhecimento da Dança enquanto Área de conhecimento específico e autônomo na Educação Básica.

Biografía del autor/a

Josiane Franken Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Dança pela Universidade de Cruz Alta, Mestre e Doutora em Artes Cênicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Dança - Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas. Líder do Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq). Coordenadora do do Projeto Unificado Ensino Contemporâneo de Dança: pedagogias possíveis (OMEGA UFPel).

Carolina Pinto da Silva, UFRGS

Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Pelotas, também possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela UFPEL. Artista da Dança na cidade de Pelotas/RS, atualmente é professora de Dança da Prefeitura Municipal de Pelotas. Colaboradora do do Projeto Unificado Ensino Contemporâneo de Dança: pedagogias possíveis (OMEGA UFPel)

Flávia Marchi Nascimento, UFPel

Licenciada e mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Professora do Curso de Dança - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas e doutoranda em Educação - FAE/UFPel. Colaboradora do do Projeto Unificado Ensino Contemporâneo de Dança: pedagogias possíveis (OMEGA UFPel).

Janete Rodrigues da Silva, UFPel

Acadêmica do Curso de Dança - Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas, e bolsista de Iniciação Científica do Projeto Unificado Ensino Contemporâneo de Dança: pedagogias possíveis (OMEGA UFPel).
Artista e Produtora Cultural.

Citas

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. Tradução: Marina Appenzeller. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas,

Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf> Acesso em 27 jan. 2021.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2ª ed. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. 58 p. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pdf> Acesso em 27 jan. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho -CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm> Acesso em 14 jul. 2021.

BRASILEIRO, Livia Tenorio. Dança - educação física: (in)tensas relações. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2009. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251781>. Acesso em: 19 jul. 2021.

CARVALHO, Francione Oliveira. Imagens e palavras para pensar a escola: apontamentos sobre a reforma do ensino médio. RIAEE–Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 973-985, jul./set., 2019. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10621/8145> Acesso em 14 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.10621

CORRÊA, Josiane Gisela Franken. Nós, professoras de Dança: Ensaio documental sobre a docência em Dança no Rio Grande do Sul. 2018. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

CORRÊA, Josiane Franken; NASCIMENTO, Flávia Marchi. Ensino de dança no Rio Grande do Sul: um breve panorama. Conceição | Conception, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 53-68, jul./dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647702/14581> Acesso em 28 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/conce.v2i2.8647702

CORRÊA, Josiane Franken; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Políticas Educacionais e Pesquisas Acadêmicas sobre Dança na Escola no Brasil: um movimento em rede. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, RS, v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbep/a/MV85Zxg6Pn8zRMnWpcXtmYt/?format=pdf&lang=pt Acesso em 08 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266082443

HOFFMANN, Carmen Anita. A trajetória do Curso de Dança da UNICRUZ (1998 – 2010). 2015. 196 f. Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação em História. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.

JACOMINI, Márcia Aparecida; PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional. In: Pro-posições, V. 27, N. 2, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pp/v27n2/1980-6248-pp-27-02-00177.pdf> Acesso em 27 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0022

JORGE, Jaciara. Componente curricular arte: percursos formativos e docência em dança na escola. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas RS, 2021.

MIGUEL, Antônio Rodrigues. As discriminações nos concursos públicos e os princípios constitucionais do Direito Administrativo. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 18, n. 3486, 16 jan. 2013. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/23465 . Acesso em 14 jun. 2021.

PELOTAS, RS. EDITAL Nº 133/2019. Concursos Públicos. Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Pelotas, RS. 2019. Disponível em: https://sistema.pelotas.com.br/transparencia/arquivos/editais_contratos/149434c508e7082a279fdfd1d1dae341.pdf

RIO GRANDE DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC, RS. EDITAL N° 01/2005. Concursos Públicos. 2005. Disponível em: https://www.diariooficial.rs.gov.br/diario?td=DOE&dt=2005-01-10&pg=14

RIO GRANDE DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC, RS. EDITAL N° 01/2011. Concursos Públicos. 2011. Disponível em: https://planejamento.rs.gov.br/concurso-publico-da-secretaria-de-estado-da-educacao-seduc-rs-2011

RIO GRANDE DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC, RS. EDITAL N° 01/2013. Concursos Públicos. 2013. Disponível em: https://planejamento.rs.gov.br/concurso-publico-para-a-secretaria-da-educacao-do-rs-2013

STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006.

Publicado

18/03/2022

Cómo citar

Corrêa, J. F., da Silva, C. P., Nascimento, F. M., & da Silva, J. R. (2022). VAGAS E NOMEAÇÕES PARA A ÁREA DA DANÇA EM PELOTAS RS. Revista Da FUNDARTE, 48(48). https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.927