LEITURAS DE FRAGMENTOS: ANÁLISE DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Analice Dutra Pillar Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tatiana Telch Evalte Grupo de Pesquisa em Educação e Arte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GEARTE/UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.922

Palabras clave:

Ensino da arte, Leitura audiovisual, Videoarte, Educação

Resumen

Este artigo é parte de uma pesquisa que buscou analisar criações audiovisuais da arte contemporânea, com foco em videoartes que mostram narrativas diferentes das apresentadas na mídia televisiva. A presença de audiovisuais é cada vez mais intensa em nosso cotidiano e necessitamos aprender a lê-los. A partir dos aportes teóricos e metodológicos da semiótica discursiva e do ensino de artes visuais aborda a leitura como produção e apreensão de efeitos de sentido. Propõe um exercício de leitura da videoarte Fragmentos, apresentando uma análise dessa criação e as significações que um grupo de crianças lhe conferiu. As conclusões apontam a importância de a escola possibilitar leituras dessas produções para uma formação audiovisual de indivíduos críticos.

Biografía del autor/a

Analice Dutra Pillar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo, mestre em Artes pela USP e graduada em Artes Plásticas pela Univeridade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid. É Professora Titular da Faculdade de Educação da UFRGS. Pesquisadora do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE). É Editora-Chefe da Revista GEARTE. Possui publicações na área do Ensino de Artes Visuais. 

Tatiana Telch Evalte, Grupo de Pesquisa em Educação e Arte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GEARTE/UFRGS)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Tem Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFRGS. Atualmente participa de pesquisas na área de leitura audiovisual, semiótica discursiva e formação de professores sob coordenação da professora Drª. Analice Dutra Pillar. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte - GEARTE. Faz pesquisas na área da Semiótica Discursiva, Formação de Professores, Educação Infantil e Literatura Infantil. Participa como Editora no periódico online Revista GEARTE.

Citas

ACASO, María. Esto no son las Torres Gemelas: cómo aprehender a leer la televisión y otras imágenes. Madrid: Catarata, 2006.

BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda P. da. Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.

BAUMAN, Zygmunt. Los retos de la educación en la modernidad líquida. Barcelona: Editorial Gedisa, 2008.

BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

FECHINE, Yvana. Contribuições para uma semiotização da montagem. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia (Orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimento de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p. 323-370.

HERNANDES, Nilton. Duelo: a publicidade da tartaruga da Brahma na Copa do Mundo. In: LOPES, Ivan C.; HERNANDES, Nilton. (Orgs). Semiótica: objetos e práticas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 227-244.

MÉDOLA, Ana Sílvia. Lógicas de articulação de linguagens no audiovisual. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia. Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p. 401-419.

NOGUEIRA, Luís. Manuais de Cinema III. Planificação e montagem. Covilhã: LabCom, 2010. Disponível em: http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/nogueira-manuais_III_planificacao_e_montagem.pdf Acesso em 2 de maio de 2021.

PARENTE, André. Cinema e tecnologia digital. Lumina- Facom/UFJF, v.2, n.1, p.1-17, jan/jun. 1999. Disponível em: http://www.ufjf.br/facom/files/2013/03/R2-Parente-HP.pdf Acesso em 2 de maio de 2021.

RIBEIRO, Regilene A. Sarzi. Entre cinema e vídeo – tensões e interações na videoarte brasileira. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, Bauru. SP–03 a 05/07/2013. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/sudeste2013/resumos/R38-0265-1.pdf Acesso em 7 de abril de 2021.

ROLDÁN, Ángel García. Videoarte en contextos educativos. Granada: Universidad de Granada, 2012. (tesis doctoral)

RODRIGUEZ, Angel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: SENAC. 2006.

TUDO SOBRE TV- Glossário letra C. Disponível em: http://www.tudosobretv .com.br/glossa/gloss_c.htm. Acesso em 11 de abril de 2021.

Publicado

18/03/2022

Cómo citar

Pillar, A. D., & Evalte, T. T. (2022). LEITURAS DE FRAGMENTOS: ANÁLISE DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO. Revista Da FUNDARTE, 48(48). https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.922