LEITURAS DE FRAGMENTOS: ANÁLISE DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.922Palabras clave:
Ensino da arte, Leitura audiovisual, Videoarte, EducaçãoResumen
Este artigo é parte de uma pesquisa que buscou analisar criações audiovisuais da arte contemporânea, com foco em videoartes que mostram narrativas diferentes das apresentadas na mídia televisiva. A presença de audiovisuais é cada vez mais intensa em nosso cotidiano e necessitamos aprender a lê-los. A partir dos aportes teóricos e metodológicos da semiótica discursiva e do ensino de artes visuais aborda a leitura como produção e apreensão de efeitos de sentido. Propõe um exercício de leitura da videoarte Fragmentos, apresentando uma análise dessa criação e as significações que um grupo de crianças lhe conferiu. As conclusões apontam a importância de a escola possibilitar leituras dessas produções para uma formação audiovisual de indivíduos críticos.
Citas
ACASO, María. Esto no son las Torres Gemelas: cómo aprehender a leer la televisión y otras imágenes. Madrid: Catarata, 2006.
BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda P. da. Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.
BAUMAN, Zygmunt. Los retos de la educación en la modernidad líquida. Barcelona: Editorial Gedisa, 2008.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
FECHINE, Yvana. Contribuições para uma semiotização da montagem. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia (Orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimento de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p. 323-370.
HERNANDES, Nilton. Duelo: a publicidade da tartaruga da Brahma na Copa do Mundo. In: LOPES, Ivan C.; HERNANDES, Nilton. (Orgs). Semiótica: objetos e práticas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 227-244.
MÉDOLA, Ana Sílvia. Lógicas de articulação de linguagens no audiovisual. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia. Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p. 401-419.
NOGUEIRA, Luís. Manuais de Cinema III. Planificação e montagem. Covilhã: LabCom, 2010. Disponível em: http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/nogueira-manuais_III_planificacao_e_montagem.pdf Acesso em 2 de maio de 2021.
PARENTE, André. Cinema e tecnologia digital. Lumina- Facom/UFJF, v.2, n.1, p.1-17, jan/jun. 1999. Disponível em: http://www.ufjf.br/facom/files/2013/03/R2-Parente-HP.pdf Acesso em 2 de maio de 2021.
RIBEIRO, Regilene A. Sarzi. Entre cinema e vídeo – tensões e interações na videoarte brasileira. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, Bauru. SP–03 a 05/07/2013. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/sudeste2013/resumos/R38-0265-1.pdf Acesso em 7 de abril de 2021.
ROLDÁN, Ángel García. Videoarte en contextos educativos. Granada: Universidad de Granada, 2012. (tesis doctoral)
RODRIGUEZ, Angel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: SENAC. 2006.
TUDO SOBRE TV- Glossário letra C. Disponível em: http://www.tudosobretv .com.br/glossa/gloss_c.htm. Acesso em 11 de abril de 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista da FUNDARTE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.