A DISCIPLINA DE ARTE NO ENSINO HÍBRIDO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NAS AULAS DE DANÇA DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/895Palabras clave:
Arte, Ensino Híbrido, DançaResumen
Este texto pretende refletir e analisar as possibilidades e desafios observados nas aulas de Arte nos anos finais do ensino fundamental da rede pública de educação do Estado do Rio Grande do Sul durante o ano de 2020 em que foi implementado o Ensino Híbrido, em virtude da pandemia de coronavírus – COVID 19. A narrativa é permeada pela atuação da autora como professora de dança e pelas experiências vivenciadas, no intuito de investigar modos de transformar o ensino de dança de acordo com os dias atuais. Considera como principais desafios a desigualdade social e a comodidade a formas fixas vinculadas de pensar e fazer dança, e de possibilidades o reconhecimento do aluno enquanto colaborador nas aulas e o dinamismo das práticas de criação.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DANTAS, Mônica. Corpos em trânsito/ corpos antropofágicos: criação coreográfica e construção de corpos dançantes em Marché aux puces. In: Humus 4, organizado por Sigrid Nora. Caxias do Sul: Lorigraf, 2011.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Local: São Paulo: Editora Cortez, 1994.
MONTEIRO, Elisabete. Que danças por-vir? Ou da insignificância do acessório à prioridade do que é essencial. In: LAKKA, Vanilton; GUIMARÃES, Daniela; AQUINO, Dulce; QUEIROZ, Clécia; ALVIM, Valeska; AMÂNCIO, Alysson (Orgs.). Os desafios pandêmicos e outros modos de re-existências na dança. 1.ª Ed. Salvador: Editora Anda, 2020.
PALUDO, Luciana. O lugar da coreografia nos cursos de graduação em dança do Rio Grande do Sul. 2015. 242 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
TOMAZZONI, Airton Ricardo dos Santos. A escola e o aluno de dança: desafios da contemporaneidade. In: ICLE, Gilberto.(Org.). Pedagogia da Arte. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.
VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Summus Editorial, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.