PROCESSOS DE CRIAÇÃO E REGISTRO DAS DANÇAS PARA O AUDIOVISUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM PANORAMA GAÚCHO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.847Palabras clave:
Dança, Pandemia, Processo de criaçãoResumen
Este escrito apresenta um levantamento de dados sobre produções audiovisuais de dança realizadas em período de confinamento social decorrente da pandemia da COVID-19. Sob a perspectiva da crítica genética e da memória na internet, foram analisados e contextualizados reflexivamente os relatos de participantes artistas, gestores e docentes em Dança do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), que responderam a um formulário distribuído digitalmente. Concluiu-se que há uma dimensão expandida dos processos de criação em dança para o audiovisual apresentando menor ênfase no aspecto analógico de sua documentação e um dissenso sobre o que considerar enquanto registro dos mesmosCitas
AIRES, D. S. Criação em videodança: corpos em contaminação. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2018.
BESSER, H. Longevidade digital. Acervo – Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v.23, n.2, jul./dez. 2010.
BRANCO, S. Memória e esquecimento na internet. Arquipélago Editorial Ltda, 2017.
BUENO, B. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.
CANARIM, S. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.
DIAS, L. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.
FREITAS, A. R. R.; NAPIMOGA, M.; DONALISIO, M. R. Análise da gravidade da pandemia de Covid-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, p. e2020119, 2020. DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000200008
IVANOFF, V. D. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.
LOUPPE, L. Corpos híbridos. Lições de dança, v. 2, p. 27-40, 2000.
MAC, D. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.
PRADO, G. Arte Telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
ROSA, T. D. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.
RUTKOWSKI, J. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.
SALLES, C. A. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: EDUC, 2008.
SANTOS, O. D. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.
SILVA, G. S. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.
SIQUEIRA, D.D.C.O. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Autores Associados, 2006.
SUQUET, A. O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: COURTINE, J (Dir.). História do corpo: as mutações do olhar: o século XX. 2ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
TAVARES, L. C. O espetáculo Bundaflor, Bundamor: um estudo de fontes de informação sob o ponto de vista da crítica genética. Trabalho de Conclusão de Curso. Porto Alegre, 2014.
TOMAZZONI, A. Resposta concedida aos autores através de questionário. Produções audiovisuais em Dança em tempos de confinamento – Formulário online. Abril de 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Fellipe Santos Resende, Daniel Silva Aires
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.