O ATOR-CRIADOR NO TEATRO PÓS-DRAMÁTICO: ABORDAGENS SOBRE A ATUAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores/as

  • Evandro Hahn Luft Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.842

Palabras clave:

Atuação. Teatro pós-dramático. Processo de criação.

Resumen

O artigo discorre sobre a atuação no processo de criação de uma encenação vinculada à estética pós-dramática, desenvolvida em ambiente acadêmico. A partir da análise de cenas do acontecimento cênico [informação suprimida para a avaliação] (2019), cotejam-se referências teóricas que abordam características específicas sobre atuação contemporânea (JACOBS, 2010; SILVA, 2013) e teatro pós-dramático (LEHMANN, 2007, 2013). Destaca-se a autonomia e a responsabilidade como competências operadas pelo ator pós-dramático.

Biografía del autor/a

Evandro Hahn Luft, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduando do curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrante do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e bolsista de extenção (PRE/UFSM). 

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Professora adjunta do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Artes Cênicas. Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq).

Citas

ARAÚJO, Antônio. O processo colaborativo como modo de criação. Revista Olhares, n. 01, p. 46-51, 2009.

BERSELLI, Marcia. Processo de criação do ator: a busca pela organicidade a partir do contato. 2014. 207 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

CARLSON, Marvin. Teatro Pós-dramático e Performance Pós-dramática. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 577-595, Dec. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266053731

FISCHER-LICHTE, Érika. Realidade e ficção no teatro contemporâneo. Sala Preta, 13(2), 2013, p. 14-32. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v13i2p14-32

JACOBS, Daiane Dordete Steckert. Alguns Apontamentos Sobre Atuação Contemporânea. DAPesquisa., Florianópolis - SC, v.5, n.7, p. 25-40, 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14070/9158>. Acesso em: 15 set. 2019.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-dramático. Tradução: Pedro Süssekind. São Paulo: Editora Cosac & Naif, 2007.

___________________. Teatro Pós-dramático, doze anos depois. Revista Brasileira de Estudos da Presença, n. 03, p. 859-878, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266039703

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Tradução: J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PERSONA. DICIO. Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/persona/. Acesso em: 20/05/2020.

RINALDI, Miriam. O ator no processo colaborativo do Teatro da Vertigem. Sala Preta, 6, 2006, p. 135-143. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v6i0p135-143

SCHULTZ, Duane P. & SCHULTZ, Sydney Ellen. Teorias da Personalidade. 2.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

SILVA, D. F. S. O Ator e o Personagem: Variações e Limites no Teatro Contemporâneo. 2013. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2013.

TORRES, Walter Lima. O que é direção teatral. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis, v. 1, n. 09, 2007, p. 111-121. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101092007111

Publicado

03/06/2022

Cómo citar

Luft, E. H., & Berselli, M. (2022). O ATOR-CRIADOR NO TEATRO PÓS-DRAMÁTICO: ABORDAGENS SOBRE A ATUAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Da FUNDARTE, 49(49). https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.842

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.