PANDEMIA, EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE: O ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/837Palabras clave:
Aprendizagem, Pandemia, Desigualdade.Resumen
Este é um ensaio que trata das questões relacionadas às aprendizagens e suas possíveis pontencializações por meio do uso das tecnologias. No ano de 2020, em meio ao momento em que toda a humanidade foi afetada devido ao advento de uma pandemia, causada pela COVID-19, mudanças abruptas ocorreram em todas as instâncias. A escola não passou incólume a todas as transformações pelas quais milhões de pessoas viram-se acometidas. No presente texto os autores tratam das questões deste momento pandêmico, convidando aos leitores e às leitoras para que possam refletir sobre o momento atual, tendo em vista as possíveis desigualdades que são originadas por meio do processo educacional mediado pelas tecnologias e meios digitais.
Citas
BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. Covid 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Bom Jesus da Lapa, BA: Revista Encantar – Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01 - 11, jan./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.46375/encantar.v2.0010
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB n.º 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília. 2018. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf. Acesso em: 6 out. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 22 julho de 2020.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 29 de julho de 2020.
COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19. In: Interfaces Científicas. Aracaju, v. 8, nº 3, p. 200 - 217, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217
DUNKER, Christian Ingo Lenz. A arte da quarentena para principiantes. São Paulo: Boitempo, 2020. E-book. ISBN 978-85-7559-778-1.
EISNER, Elliot E.. O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação? In: Currículo sem Fronteiras. v.8, n.2, p. 5-17, jul/dez. 2008.
FRANÇA FILHO, Astrogildo Luiz de; ANTUNES, Charlles da França; COUTO, Marcos Antônio Campo. Alguns apontamentos para uma crítica da Educação à Distância (EaD) na educação brasileira em tempos de crise. São Gonçalo, RJ: Revista Tamoios, nº 1, p. 16 - 03, mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.50535
FREITAS, Luís Carlos de. EAD, tecnologias e finalidades da educação. Disponível em: <https://avaliacaoeducacional.com/2020/04/17/ead-tecnologias-e-finalidades-da- educacao/> Publicado em 17/04/2020. Acessado em 20/05/2020.
HAN, Byung-Chul. A salvação do belo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2019.
MORGADO, José Carlos; SOUSA, Joana; PACHECO, José Augusto. Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. In: Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 01 – 16, 2020. Disponível em: < https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa>. Acessado em 28/08/2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16197.062
NUZA, Darli. Educação: descobertas, louça na pia e esperança. In: Revista BSBMack, n.8, Ano 2, p. 31-33, jun. 2020.
PÉREZ GÓMEZ, Ángel. I. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
PONTE, Carlos Fidelis. O que a pandemia pode nos ensinar? RADIS: Comunicação e Saúde, nº. 211, p. 35, abr. 2020.
RUSSO, Kelly; MAGNAN, Marie-Odile; SOARES, Roberta. A pandemia que amplia as desigualdades: a Covid-19 e o sistema educativo de Quebec/Canadá. In: Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e 2015915, p. 1-28, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acessado em 15/08/2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15915.073
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020. E-book. ISBN 978-85-7559-776-7.
SANTOS, Selma Ferro. Processos de desenvolvimento de novas práticas: apropriação e uso de novas tecnologias. In: VICTORIO FILHO, Aldo; MONTEIRO, Solange Castellano Fernandes (Orgs.). Cultura e conhecimento de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. In: Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016289, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acessado em 15/08/2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094
SAYAD, Alexandre. Covid e a escola: alguns vitrais se quebraram; favor não substituí-los. Disponível em <https://revistaeducacao.com.br/2020/05/21/covid-escola-sayad/> Publicado em 21/05/2020. Acessado em 08/05/2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.