LA PRODUCTION DU REGARD SUR L’ENFANCE DANS LA PERSPECTIVE DE LA FORMATION DES ENSEIGNANTS D’ARTS

Autores

  • Luciana Hartmann Universidade de Brasília
  • Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araujo Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.807

Palavras-chave:

formation d’enseignants, art-éducation, enfance, protagonisme de l’enfant.

Resumo

Cet article analyse deux expériences de formation d’enseignants d’art, au cours
desquelles ont été réalisées des activités théoriques et pratiques, tournées vers la construction d’un regard qui considère l’enfant comme un être complet, avec sa culture propre et qui est un acteur de la société. La mise en perspective de ces expériences avec le débat contemporain sur les études de l’enfance dans le domaine de l’éducation, de la sociologie et de l’anthropologie, permet de démontrer de manière concrète l’importance de développer des méthodologies qui sensibilisent les futurs enseignants d’art sur le protagonisme qui peut et doit être occupé par les enfants dans les processus éducatifs.

Biografia do Autor

Luciana Hartmann, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), integrando
também o Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da Universidade Federal de
Goiás (UFG). Mestre e doutora em Antropologia Social pela UFSC, com doutorado sanduíche na
École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Licenciada em Artes Cênicas
pela UFRGS. Titular de um pós-doutorado na Université Paris Ouest-Nanterre, pesquisando
narrativas de crianças imigrantes. Autora do livro “Gesto, Palavra e Memória – performances de
contadores de causos” e organizadora das coletâneas “Donos da Palavra: autoria, performance e
experiência em narrativas orais na América do Sul” (2007) e de “O Teatro e suas Pedagogias:
práticas e reflexões”.

Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araujo, Universidade Federal do Acre

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Unicamp (2007), Mestre em Artes (2010) e
Doutora em Artes Visuais (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, no Instituto
de Artes da Unicamp. Suas áreas de interesse são Arte e Educação, incluindo processos criativos de
artistas plásticos e artistas do livro, mediação e ensino de arte, arte e infância, narrativas visuais,
livro de imagem, ilustração de literatura infantil, constituição de leitores e práticas de leitura. É
professora da Universidade Federal do Acre. É Representante do Estado do Acre na FAEB -
Federação de Arte Educadores do Brasil.

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

Hartmann, L., & Araujo, H. T. G. P. de. (2020). LA PRODUCTION DU REGARD SUR L’ENFANCE DANS LA PERSPECTIVE DE LA FORMATION DES ENSEIGNANTS D’ARTS. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–20. https://doi.org/10.19179/2319-0868.807

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