A CRIANÇA E O TEXTO LITERÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.802Palabras clave:
criança, professor, texto literário.Resumen
Esta abordagem incide sobre a incontestável importância da Literatura, cujos estudos, debates e
retórica vêm ocupando espaço considerável no discurso acadêmico, na mídia e nos organismos
governamentais, porém, ainda longe de ações efetivas (salvo práticas pontuais), no ambiente escolar. A
criança, ser ávido de fantasias e curiosidades, dotada de imaginação fértil, tem direito absoluto à literatura
como instrumento de sensibilização, deleite e descobertas. A recepção da criança ao texto literário implica
um trabalho com gama variada e seleção criteriosa desse gênero textual, o que requer envolvimento do
professor leitor, bem como o entendimento de que a obra literária não está sujeita às normas e regras, nem
ao compromisso de ensinamentos dos aspectos gramaticais da língua. O universo dos textos poéticos
amplia o imaginário e vai além da compreensão rasa e normatizada, como toda a obra de arte sugere.
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