O TEMPO DO BRINCAR: NARRATIVAS VISUAIS A PARTIR DE EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA

Autores/as

  • Marina Di Napoli Pastore Doutoranda da Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.796

Palabras clave:

crianças, brincar, fotografia, Moçambique

Resumen

Em África, as crianças e imagens que aparecem com maior frequência são as associadas às faltas, negatividade e explorações diversas. Como dizia Cascudo (2001, p. 229), “raro é o registro do viajante europeu sobre o brinquedo do menino africano. Preocupam-se todos em fixar aspectos sociais, soberanos, corte, protocolo, superstições, produtos, escravaria, guerras, ângulos antropométricos, religiões. Quem se vai preocupar em ver como brincava o negrinho? E como ele gastava e ocupava seu tempo é ausência nos grandes livros (...)”. Este ensaio traz imagens feitas com crianças e por elas, em momentos do cotidiano, em que as potências e as trocas ganhavam contornos e espaços, possibilitando outras narrativas para suas histórias.

Biografía del autor/a

Marina Di Napoli Pastore, Doutoranda da Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal
de São Carlos. Doutoranda em mobilidade estudantil – edital PDSE CAPES 47/2018. Mestre em
Terapia Ocupacional Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora Núcleo Amanar – Casa das
Áfricas. Colaboradora no Projeto Munthi Wa Swivanana (Moçambique).

Citas

CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. 10. ed. São Paulo: Global, 2001.

COLONNA, E. “Eu é que fico com minha irmã”. Vida quotidiana das crianças na periferia de Maputo. Tese de doutoramento em Estudos da Criança. Especialidade em Sociologia da Infância. 2012. Visualizado em https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/20793/1/Elena%20Colonna.pdf. Acesso em outubro de 2013.

PASTORE, M. D. N. “Sim! Sou criança eu”: dinâmicas de socialização e universos infantis em uma comunidade moçambicana. Dissertação de mestrado em Terapia Ocupacional. Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, 2015.

SOARES, N. F.; SARMENTO, M. J.; TOMÁS, C. Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. Revista Nuances: estudos sobre educação. UNESP – Presidente Prudente, vol. 12, nº 13: 49-64, 2005. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1678

Publicado

30/09/2020

Cómo citar

Pastore, M. D. N. (2020). O TEMPO DO BRINCAR: NARRATIVAS VISUAIS A PARTIR DE EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–18. https://doi.org/10.19179/2319-0868.796

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