Olhar a si, olhar o outro: ação educativa na exposição através da imagem - ano cinco

Autores

  • Patriciane Born Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE
  • Adriana Lanzer de Oliveira
  • Aline Kauana Cezar

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.736

Resumo

A quinta edição da exposição Através da Imagem, que ocorreu entre 15 de agosto e  19 de setembro de 2019 na Galeria de Arte Loide Schwambach da FUNDARTE, reuniu três artistas, mulheres, que trabalham com fotografia. Duas delas, Bruna Engel e Ursula Jahn, são artistas locais, e Mariane Rotter, também organizadora do projeto Através da Imagem e curadora da exposição, vive em Porto Alegre e trabalha em Montenegro como professora da Graduação em Artes Visuais - licenciatura da Uergs.  

A Rede de Mediadores da Galeria, que neste ano pode ser chamada de Rede de Mediadoras já que é composta somente por mulheres, planejou as mediações e ações educativas durante suas reuniões semanais ou quinzenais e também a partir de uma conversa com as artistas, momento em que aconteceu fértil troca e ampliação de suas poéticas, antes acessadas apenas pelos portfólios. As ações planejadas giraram em torno de palavras como: autoimagem, reflexo, ponto de vista, mulher, feminino, invisibilidade e cotidiano. 


 

Biografia do Autor

Patriciane Born, Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE

Professora, artista e mediadora. Atua como professora do Curso Básico de Artes Visuais da FUNDARTE, coordenadora da Galeria de Arte Loide Schwambach, bem como do Projeto Rede de Mediadores, desde 2010. É mestre em Educação e especialista em Pedagogia da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Desde o início de sua formação, participa de cursos, oficinas, seminários, palestras e conversas na área de artes visuais e educação, como ouvinte, professora convidada ou integrante da comissão organizadora, bem como participou de exposições coletivas e do coletivo de artistas Ponto de Fuga, tendo realizado projetos artísticos em parceria com a artista Michele Martines.

Adriana Lanzer de Oliveira

Arte-educadora, formada em Gestão Cultural pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense.  Graduanda em Licenciatura em Dança na Uergs. Atua como professora bolsista na Escola Estadual de Ensino Fundamental Adelaide Sá Britto, em Montenegro/RS, desenvolvendo e aplicando projetos de dança pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBID). Mediadora voluntária na Rede de Mediadores da Galeria de Arte Loide Schwambach - FUNDARTE. Pesquisadora voluntária no projeto "Salas - edição 3", do Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais (Uergs/CNPq). Participante do projeto de extensão em dança Diversos Corpos Dançantes da UFRGS.

Aline Kauana Cezar

Arte-educadora, formada em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), atualmente graduanda em dança na UERGS. Participou do projeto de extensão Teatro e suas abordagens pedagógicas (TAP), é participante do projeto de pesquisa "Infraordinários", pela Uergs sob a orientação da professora doutora em Artes Visuais Mariana Silva, e é mediadora voluntária do Projeto Rede de Mediadores da Galeria de Arte Loide Schwambach - FUNDARTE.

Downloads

Publicado

06.12.2019

Como Citar

Born, P., de Oliveira, A. L., & Cezar, A. K. (2019). Olhar a si, olhar o outro: ação educativa na exposição através da imagem - ano cinco. Revista Da FUNDARTE, 39(39), p.222–228. https://doi.org/10.19179/2319-0868.736

Edição

Seção

Relato de Experiência