EDUCAÇÃO MUSICAL NO CONTEXTO DE JOVENS E ADULTOS COM DIVERSIDADE FUNCIONAL INTELECTUAL: RECURSOS DE APRECIAÇÃO MUSICAL

Autores/as

  • Edson Ribeiro Biondo Júnior Programa de Pós-Graduação da UERGS - Mestrado em Educação.
  • Diewerson do Nascimento Raymundo Programa de Pós-Graduação da UERGS - Mestrado em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/759

Palabras clave:

Educação Musical Especial, Apreciação Musical Ativa, Diversidade Funcional Intelectual.

Resumen

Este artigo compartilha uma pesquisa, ainda em andamento, que tem buscado compreender como a apreciação musical pode compor a prática pedagógica de docentes que trabalham com jovens e adultos com diversidade funcional intelectual. A pesquisa-ação, como metodologia de pesquisa oferece apoio às investigações em grupo, registradas por diário de campo e vídeos das aulas ministradas em uma escola especial. A fundamentação teórica se dá pelo diálogo entre educação musical e educação especial; do conceito de diversidade funcional e práticas de apreciação musical. Os resultados parciais demostram benefícios ao fazer e à aprendizagem musical dos alunos que tiveram contato com musicogramas e musicovigramas nas aulas de música.

 

Biografía del autor/a

Edson Ribeiro Biondo Júnior, Programa de Pós-Graduação da UERGS - Mestrado em Educação.

Professor de Música da Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Licenciado em música(IPA)

Especializa em educação musical (UERGS)

Mestrando da pós-graduação em educação da UERGS.

Diewerson do Nascimento Raymundo, Programa de Pós-Graduação da UERGS - Mestrado em Educação.

Ator e arte/educador, realiza assessoria educativa em arte nos espaços educativos do Sesc/RS. Mestrando em Educação do Programa de Pós-Graduação da UERGS. Desenvolve pesquisas sobre artes especialmente práticas corporais destinadas às crianças pequenas

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Publicado

27/06/2020

Cómo citar

Ribeiro Biondo Júnior, E., & do Nascimento Raymundo, D. (2020). EDUCAÇÃO MUSICAL NO CONTEXTO DE JOVENS E ADULTOS COM DIVERSIDADE FUNCIONAL INTELECTUAL: RECURSOS DE APRECIAÇÃO MUSICAL. Revista Da FUNDARTE, 41(41). https://doi.org/10.19179/2319-0868/759

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