Forjas Pedagógicas no Bloco da Laje: resistência, performance e brincadeira

Autores/as

  • Thiago Pirajira Conceição Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Gilberto Icle Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Celina Nunes de Alcântara Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.744

Palabras clave:

performance, carnaval, relações étnico-raciais

Resumen

Este texto apresenta uma pesquisa com integrantes de um bloco de carnaval na cidade de Porto Alegre, Brasil. A pesquisa foi realizada no intuito de verificar elementos identitários de participantes negros como brincantes do Bloco de Carnaval. Descreve-se os elementos performáticos e teatrais do bloco, a partir dos Estudos da Performance. Problematiza-se a capacidade de resistência que a brincadeira do carnaval possui em relação aos saberes hegemônicos. Enfim, procura-se mostrar como os integrantes performam a si mesmos na operação de criar ou forjar modos de existência como contraposição ao racismo sistêmico.

Biografía del autor/a

Thiago Pirajira Conceição, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduado em Teatro, mestre em Educação e doutorando emArtes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gilberto Icle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduado em Teatro, mestre e doutor em Educaçâo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor permanete do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS e do Programa de Pós-graduiação em Artes Cênicas da Universidade de Brasilia - UnB. Editor chefe da Revista Brasileira de Estudos da Presença.

Celina Nunes de Alcântara, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduada em teatro, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Editora associada da Revista Brasileira e Estudos da Presença.

Citas

ANJOS, José Carlos Gomes. No território da linha cruzada: a cosmopolítica afro-brasileira. Porto Alegre: Editora da UFRGS; Fundação Cultural Palmares, 2006.

BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 68-80, jan./jul. 2005. Disponível em: <http://www.emtese.ufsc.br/3_art5.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2018.

BRITO, Maria da Conceição Evaristo de. Poemas Malungos - Cânticos Irmãos. 2011. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.

CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Tradução: Thaïs Flores Nogueira Diniz, Maria Antonieta Pereira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A Construção do Outro como não-ser como fundamento do Ser. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: <http://bdpi.usp.br/item/001465832>. Acesso em: 15 jan. 2018.

EVARISTO, Conceição. Insubmissas Lágrimas de Mulheres. 2. ed. Rio de Janeiro: Malê, 2016.

FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. Tradução: Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008. [1952]. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523212148

GARRABÉ, Laure. O estudo das práticas performativas na perspectiva de uma antropologia da estética. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2012a. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/26492/0>. Acesso em: 13 jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266026492

GARRABÉ, Laure. O carnaval do Recife entre seus pólos: uma leitura de seus processos de uniformização e singularização. Revista Repertório: teatro e dança, Salvador, ano 15, n. 19, p. 91-102, 2012b. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/6868/4723>. Acesso em: 13 jun. 2019.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

KAUFMANN, Jean-Claude. A Entrevista Compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Petrópolis: Editora Vozes; Edufal, 2013.

LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Antônio. Dicionário da História Social do Samba. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo e da memória: os congados. O Percevejo – Revista de Teatro, Crítica e Estética, Rio de Janeiro, ano 11, n. 12, p. 68-83, 2003.

MELO, Thálita Motta. Pistas para uma Cartografia Performativa da ‘Nova Direita’ (2015-2019). Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, UFRGS, v. 9, n. 4, e91005, 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/2237-266091005>. Acesso em: 06 nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266091005

NASCIMENTO, Abdias do. O Genocídio do Negro Brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2017. [1978].

OLIVEIRA, Eduardo David. Filosofia da Ancestralidade como Filosofia Africana: educação e cultura afro-brasileira. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, UNB, n. 18, maio/out. 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4456>. Acesso em: 05 maio 2019.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PROVASI, Beatriz. Atos como Performance na Ocupação do Espaço Urbano: contra um modelo de cidade para os megaeventos. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, UFRGS, v. 6, n. 3, p. 429-459, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/2237-266061977>. Acesso em: 06 nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266061977

SANTOS, Cleide Magali dos. Ciclo de Protestos em 2011, da Ordem e das Desordens: do econômico ao multicultural, o ativismo e o confronto em alta. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 16., 2013, Salvador. Anais... Salvador, 2013. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/cleidemagalisantos/2013-ciclo-de-protestos-em-2011-da-ordem-e-das-desordens>. Acesso em: 20 dez. 2017.

SCHECHNER, Richard. Performance: teoria y practicas interculturales. Buenos Aires: Libro de Rojas, 2000.

ZARVOS, Clarisse Fraga. Praças em Cena: algumas ações estético-políticas do início da década de 2010. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, UFRGS, v. 9, n. 4, e90857, 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/2237-266090857>. Acesso em: 06 nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266090857

Publicado

06/12/2019

Cómo citar

Conceição, T. P., Icle, G., & Alcântara, C. N. de. (2019). Forjas Pedagógicas no Bloco da Laje: resistência, performance e brincadeira. Revista Da FUNDARTE, 39(39), p.188–207. https://doi.org/10.19179/2319-0868.744

Artículos similares

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.