Formação e propostas pedagógicas para o ensino da dança no balé popular do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.690Palabras clave:
Formação em dança. Metodologia de ensino da dança. Dança na escola.Resumen
O Balé Popular do Tocantins é um grupo de dança que vem realizando diversos trabalhos artísticos dentro das escolas estaduais de Palmas/TO. O objetivo deste estudo é investigar a formação dos professores e as metodologias utilizadas para o ensino da dança no BPT. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes do projeto. Como resultado percebemos que todos os professores tiveram contato com a dança em suas formações acadêmicas e investiram em sua formação como professores(as) e artistas. Também observamos que o trabalho no BPT é fisicamente desgastante, porém os resultados, aos olhos dos professores, são muito positivos. Concluímos que o BPT é uma oportunidade de profissionalização gratuita e de qualidade na área da dança.Citas
ALMEIDA, Uriel Trindade de. LBO: um método de abordagem que respeita as singularidades corporais em um ensino contemporâneo para o balé clássico. 2015. 40 p. Monografia (Graduação em Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Campus de Laranjeira, Laranjeiras, 2015.
CORRÊA, Josiane Franken; MARTINS, Iassanã; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni. Concepções pedagógicas e o ensino de dança na escola. Revista da FUNDARTE, v. 34, n. 34, p. 31-44, 2017.
DE PINHO, M. J.; SOMMER, Márcia Regina R. G.; MARQUES, J. S. Balé Popular do Tocantins: experiência formativa em dança no cerrado brasileiro. In: SEMINÁRIO DA REDE INTERNACIONAL DE ESCOLAS CRIATIVAS - RIEC, 3., 2017, Palmas - TO. Anais... Palmas: EDUFT, 2017.
MARQUES, Isabel A. Revisitando a dança educativa moderna de Rudolf Laban. Sala Preta, v. 2, p. 276-281, 2002. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v2i0p276-281
______. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
______. Notas sobre o corpo e o ensino de dança. Revista Caderno Pedagógico, v. 8, n. 1, 2011.
MARTINELLI, Suselaine Serejo; BARBATO, Silviane; MITJANS, Albertina Martinez. No ensino, quem dança?: Uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro , v. 3, n. 2, p. 51-62, jul. 2003. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812003000200004&lng=pt&nrm=iso. Acessado em: 05 set. 2018.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 74, Abril, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100003
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista brasileira de Educação, v. 13, n. 5, p. 5-24, 2000.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.