Formação e propostas pedagógicas para o ensino da dança no balé popular do Tocantins

Autores

  • Webiston da Silva Gloria Universidade Federal do Tocantins
  • Diego Ebling do Nascimento Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.690

Palavras-chave:

Formação em dança. Metodologia de ensino da dança. Dança na escola.

Resumo

O Balé Popular do Tocantins é um grupo de dança que vem realizando diversos trabalhos artísticos dentro das escolas estaduais de Palmas/TO. O objetivo deste estudo é investigar a formação dos professores e as metodologias utilizadas para o ensino da dança no BPT. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes do projeto. Como resultado percebemos que todos os professores tiveram contato com a dança em suas formações acadêmicas e investiram em sua formação como professores(as) e artistas. Também observamos que o trabalho no BPT é fisicamente desgastante, porém os resultados, aos olhos dos professores, são muito positivos. Concluímos que o BPT é uma oportunidade de profissionalização gratuita e de qualidade na área da dança.

Biografia do Autor

Webiston da Silva Gloria, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área da dança e das lutas.

Diego Ebling do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Diego Ebling do Nascimento é professor, pesquisador e extensionista em Dança e Educação Física da Universidade Federal do Tocantins. Doutorando em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Mestre e graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho (UGF); em Artes Híbridas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); e em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Tocantinense de Ensino Superior e Pesquisa (ITOP).

Referências

ALMEIDA, Uriel Trindade de. LBO: um método de abordagem que respeita as singularidades corporais em um ensino contemporâneo para o balé clássico. 2015. 40 p. Monografia (Graduação em Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Campus de Laranjeira, Laranjeiras, 2015.

CORRÊA, Josiane Franken; MARTINS, Iassanã; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni. Concepções pedagógicas e o ensino de dança na escola. Revista da FUNDARTE, v. 34, n. 34, p. 31-44, 2017.

DE PINHO, M. J.; SOMMER, Márcia Regina R. G.; MARQUES, J. S. Balé Popular do Tocantins: experiência formativa em dança no cerrado brasileiro. In: SEMINÁRIO DA REDE INTERNACIONAL DE ESCOLAS CRIATIVAS - RIEC, 3., 2017, Palmas - TO. Anais... Palmas: EDUFT, 2017.

MARQUES, Isabel A. Revisitando a dança educativa moderna de Rudolf Laban. Sala Preta, v. 2, p. 276-281, 2002. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v2i0p276-281

______. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.

______. Notas sobre o corpo e o ensino de dança. Revista Caderno Pedagógico, v. 8, n. 1, 2011.

MARTINELLI, Suselaine Serejo; BARBATO, Silviane; MITJANS, Albertina Martinez. No ensino, quem dança?: Uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro , v. 3, n. 2, p. 51-62, jul. 2003. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812003000200004&lng=pt&nrm=iso. Acessado em: 05 set. 2018.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 74, Abril, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100003

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista brasileira de Educação, v. 13, n. 5, p. 5-24, 2000.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

06.12.2019

Como Citar

Gloria, W. da S., & do Nascimento, D. E. (2019). Formação e propostas pedagógicas para o ensino da dança no balé popular do Tocantins. Revista Da FUNDARTE, 39(39), p.89–104. https://doi.org/10.19179/2319-0868.690

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.