A RELAÇÃO ARTÍSTICA DE DUNCAN E CRAIG EM TRÊS IMAGENS CINÉTICAS

Autores

  • Rossana Perdomini Della Costa UFSM

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.664

Palavras-chave:

Isadora Duncan, Edward Gordon Craig, Imagens cinéticas.

Resumo

O presente artigo se insere no tema da dança moderna e suas influências ao considerar as reverberações das obras de Isadora Duncan e Edward Gordon Craig abordadas em três imagens cinéticas: a dança e o teatro do futuro; a Übermarionnette e seus possíveis desdobramentos e o Projeto Scene, o corpo e o espaço.  Para desenvolver o exercício de pensamento desse texto foram utilizadas as noções foucaultianas de imagem e deslocamento.  Conclui-se que não há sinais de esgotamento da potência do processo criativo dos dois artistas.

 

Biografia do Autor

Rossana Perdomini Della Costa, UFSM

Rossana Della Costa é professora adjunta do Curso Licenciatura em Teatro do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em cotutela com a Université Paris Nanterre.

E-mail: rocacor@gmail.com

 

Referências

BUCKLEY, Jennifer. The revolutionary: On Isadora Duncan and Edward Gordon Craig – An interview with Lori Belilove, artistic diretor of the Isadora Duncan Company. Mime Journal, Claremont, v. 26, p. 17-25, Feb. 2017. Disponível em: < https://scholarship.claremont.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1049&context=mimejournal>. Acesso em: 05 jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.5642/mimejournal.20172601.04

CRAIG, Edward Gordon. [1911] De l´Art du Théâtre. Belval: Circé, 2013.

CRAIG, Edward Gordon. [1911] O ator e o Über-marionette. In: RIBEIRO, Almir. Gordon Craig, a pedagogia do Über-marionette. São Paulo: Giostri, 2016.

CRAIG, Edward Gordon. [1913] Rumo a um novo teatro & Cena. Tradução: Luiz Fernando Ramos. São Paulo: Perspectiva, 2017.

DELEUZE, Gilles. A vida como obra de arte. In: DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992, p. 118-126.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

DUNCAN, Isadora. The Art of Dance. New York: Theatre Art Books, 1969.

HERRERA, Aurora. Paralipómenos sobre Edward Gordon Craig. In: HERRERA, Aurora (Org.). Edward Gordon Craig: el espacio como espectáculo. Madrid: La Casa Encendida, 2009. p. 38-333.

FOUCAULT, Michel. [1966] As palavras e as coisas. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

FOUCAULT, Michel. Uma estética da existência. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V. Ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004, p. 288-293.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

INNES, Christopher. Edward Gordon Craig, a vision of a theatre. London: Routledge, 1998.

KEHL, Maria Rita. Deslocamentos do feminino: a mulher freudiana na passagem para a modernidade. São Paulo: Boitempo, 2016.

LE BOEUF, Patrick et al. (Ed.). Craig et la Marionnette. Avignon: Actes Sud et Bibliothèque nationale de France, 2009.

LE BOEUF, Patrick. On the Nature of Edward Gordon Craig's Über-marionette. New Theatre Quarterly, Cambridge, Cambridge University Press, p. 102-114, 2010. DOI: https://doi.org/10.1017/S0266464X10000242

LE BOEUF, Patrick. The Über-marionette: facts and (felicitous) misunderstandings. In: GUIDICELLI, Carole (Org.). Über-marionettes and Mannequins: Craig, Kantor and their contemporary legacies. Charleville-Mézières/Lavérune: Institut International de la Marionnette/L’Entretemps, 2013. p. 54-62.

PLASSARD, Didier. L’Acteur en Effigie: figures de l’homme artificiel dans le théâtre des avant-gardes historiques: Allemagne, France, Italie. Lausanne: L’Âge d’homme, 1992.

RAMOS, Luiz Fernando. A relação entre atores e screens no teatro de Gordon Craig: um legado à contemporaneidade. In: TAVARES, Enéias Farias; BIANCALANA, Gisela Reis; MAGNO, Mariane (Org.). Discursos do Corpo na Arte, v. II. 1. ed. Santa Maria: Editora UFSM, 2017. p. 115-142.

RIBEIRO, Almir. On women around Edward Gordon Craig: interculturalidade e gênero. Diálogos cênicos sobre a essencialidade da contribuição feminine na obra de Gordon Craig. Projeto de pesquisa de Pós-doutorado em Artes Cênicas. 2014, 20f. (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014). Disponível em: <http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/webform/projetos/pos-doc/Projeto%20ARSF.pdf>. Acesso em 15 de janeiro de 2019.

RIBEIRO, Almir. Gordon Craig, a pedagogia do Über-marionette. São Paulo: Giostri, 2016.

RUFFINI, Franco. Craig, Grotowski, Artaud, teatro in stato d´invencione. Roma: Editori Laterza, 2009.

SFORZINI, Ariana. Michel Foucault, une pensé du corps. Paris: Presses Universitaires de France, 2014. DOI: https://doi.org/10.3917/puf.sfor.2014.01

TAXIDOU, Olga. The Mask: a periodical performance by Edward Gordon Craig. Ams¬terdam: Harwood Academic Publishers, 1998.

Taxidou, Olga. The Dancer And The Übermarionette: Isadora Duncan and Edward Gordon Craig. Mime Journal, Claremont, v. 26, p. 05-16, Feb. 2017. Disponível em: < http://scholarship.claremont.edu/mimejournal/vol26/iss1/3l>. Acesso em: 05 jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.5642/mimejournal.20172601.03

WILD, Katharina. Schönheit: die Schauspieltheorie Edward Gordon Craig. Berlin: Theater der Zeit, 2011.

Downloads

Publicado

30.03.2019

Como Citar

Della Costa, R. P. (2019). A RELAÇÃO ARTÍSTICA DE DUNCAN E CRAIG EM TRÊS IMAGENS CINÉTICAS. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 439–454. https://doi.org/10.19179/2319-0868.664

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.