CORPOS ROUBADOS NOS SABERES DO ENSINO DE ARTE

Autores

  • Marina Maura de Oliveira Noronha UEMS
  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Professor

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.662

Palavras-chave:

Corpo cênico pedagógico, Ensino de Arte, Escola.

Resumo

Os conceitos que delimitam corporeidades, lugares e culturas emergem do sistema moderno colonial. A partir disso, abordamos neste trabalho práticas docente do estágio supervisionado em duas escolas públicas de Campo Grande-MS, obrigatoriedade da Graduação em Artes Cênicas-Licenciatura (UEMS), que se configuraram por dualismos no ensino de Arte, para (re)verificar e (re)significar corpos que dançam nas escolas. Tratamos as questões naquelas aulas por uma epistemologia outra, uma episteme cultural (GROSFOGUEL, 2008; FOUCAULT, 1987; HALL, 2005; HISSA, 2011) e por autoras que tratam da dança: Bertherat, Strazzacappa, Marques, Greiner e Miller. Queremos mostrar o valor dos corpos estudantis “dançarem” novas possibilidades de produção de saberes.

Biografia do Autor

Marina Maura de Oliveira Noronha, UEMS

Graduada em Artes Cênicas - Licenciatura

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Professor

Graduado em Artes Visuais e Mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Doutor em Artes Visuais pelo IAR - UNICAMP. É professor do curso de Graduação em Artes Cênicas (TEATRO e DANÇA) da e do PROFEDUCA – Programa de Mestrado Profissional em Educação – UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – na Cadeira de Artes Visuais ministrando as disciplinas de História da Arte, Artes Visuais, Itinerários Científicos III, Arte e Cultura Regional, Arte Educação, Itinerários Científicos IV para os 1º, 3º e 4º anos do curso. É líder do Grupo de Pesquisa NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas – UEMS/UEMS. É membro do NECC – Núcleo de Estudos Culturais Comparados – UFMS e do Núcleo de Estudos Visuais – UNICAMP.

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Publicado

30.03.2019

Como Citar

Noronha, M. M. de O., & Bessa-Oliveira, M. A. (2019). CORPOS ROUBADOS NOS SABERES DO ENSINO DE ARTE. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 417–437. https://doi.org/10.19179/2319-0868.662

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