NA PONTA DOS PÉS: PISANDO EM OVOS OU QUEBRANDO OVOS?

Autores

  • Helena Thofehrn Lessa Universidade Federal de Pelotas
  • Janaina Bruna dos Santos Moreira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.651

Palavras-chave:

Artes, Dança, Artes Cênicas.

Resumo

Resumo: A partir da reflexão sobre uma pesquisa em artes inspirada no feminismo, o texto propõe relações entre a representação das sapatilhas de ponta no balé clássico e seu uso pelas mulheres, resgatando aspectos históricos do balé romântico que contribuíram para que a figura etérea, delicada e leve da bailarina clássica passasse a atravessar o imaginário coletivo. Os processos criativos em dança contemporânea são discutidos como ações políticas para gerar outros modos de relação com as sapatilhas de ponta para quem dança e quem assiste, problematizando as noções sobre o feminino e a mulher propostas aqui como plurais.

Palavras-chave: Balé; mulheres; feminismo.

Biografia do Autor

Helena Thofehrn Lessa, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Dança e Fisioterapeuta. Mestra (2014) e Doutora (2018) em Educação Física na Universidade Federal de Pelotas na área de concentração Movimento humano, educação e sociedade - Linha de pesquisa Comportamento Motor. Foi professora substituta auxiliar no curso de Dança - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas e atualmente integra o Grupo de Pesquisa OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gênero e Arte da Universidade Federal de Pelotas.

Janaina Bruna dos Santos Moreira, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda no curso de Dança - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas e integrante do Grupo de Pesquisa OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gênero e Arte da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

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Publicado

30.03.2019

Como Citar

Thofehrn Lessa, H., & dos Santos Moreira, J. B. (2019). NA PONTA DOS PÉS: PISANDO EM OVOS OU QUEBRANDO OVOS?. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 282–296. https://doi.org/10.19179/2319-0868.651

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