ENTRE O PENSAR E O SENTIR: INVESTIGAÇÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DA RESPIRAÇÃO NA FORMAÇÃO TÉCNICO-ARTÍSTICA DO BAILARINO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.645Palabras clave:
Respiração. Educação somática. Dança contemporânea.Resumen
Essa comunicação é resultado de uma pesquisa prático-teórica que teve como foco a investigação da respiração na relação com o corpo que dança. O estudo partiu de indagações a respeito das influências exercidas pela respiração na aprendizagem técnico-artística da(o) bailarina(o) contemporânea(o), investigando em que medida esta pode facilitar a organização postural e expandir a consciência cinética. Fundamentando-se em abordagens da educação somática, sobretudo no Método Feldenkrais, o processo de pesquisa e a análise dos resultados buscaram articular três eixos: a compilação de estudiosos que tratam do tema, os laboratórios práticos para entendimento no corpo e o entrelaçamento entre teoria e prática.
Citas
BARDET, Marie. A Atenção através do Movimento: o método Feldenkrais como disparador de um pensamento sobre a atenção. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 191-205, jan./abr. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/presenca/issue/view/2365/showToc. Acesso em: 25 nov. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266049243
CAVRELL, Holly Elizabeth. Dando Corpo à História - Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2010.
FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo Movimento. 4. ed. São Paulo: Summus, 1977.
__________. O poder da autotransformação: a dinâmica do corpo e da mente. Tradução de Denise Maria Bolanho. São Paulo: Summus, 1994.
FORTIN, Sylvie; VIEIRA, Adriane; TREMBLAY, Martyne. A experiência de discursos na dança e na educação Somática. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 02, p. 71-91, abr./jun. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/10243/0. Acesso em: 03 abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.10243
FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Revista Cena – Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, n. 7, p. 77-88, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/11961/7154. Acesso em: 10 fev. 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/2236-3254.11961
LAMBERT, Marisa Martins. Expressividade Cênica pelo Fluxo Percepção/Ação: O Sistema Laban/Bartenieff no desenvolvimento somático e na criação em dança. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2010.
LEAL, Patrícia Garcia. As relações entre a respiração e o movimento expressivo no trabalho de chão da técnica de Martha Graham. Campinas. Dissertação (Mestrado em Artes) – Institutos de Artes – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2000.
LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
SUQUET, Annie. Cenas, O corpo dançante: um laboratório de percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História do corpo: as mutações do olhar. Século XX. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 3, p. 513.
ZEMACH-BERSIN, D.; ZEMACH-BERSIN, K.; REESE, M. Solte-se: método de relaxamento para a saúde e a boa forma. Tradução: Denise Bolanho; revisão técnica: Mathilda Yahkni. São Paulo, Summus, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.