Olhares sobre o Teatro para crianças, as Infâncias e as Escolas

Autores

  • Diego de Medeiros Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Elisabete de Paula de Lemos Neris Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.643

Palavras-chave:

Teatro para Crianças, Teatro e Escola, Infâncias

Resumo

Este texto apresenta os resultados de dois anos de pesquisa teórico-prática acerca das relações entre teatro e diferentes infâncias. Por meio da exposição de levantamento bibliográfico realizado sobre o tema são discutidos os modos pelos quais se tem produzido espetáculos teatrais para crianças. A escola é enfatizada como um espaço de formação das referências artistas e estéticas de seus educandos. Reflexões acerca do processo de criação coletiva de um experimento cênico, bem como sua circulação por escolas da rede pública de ensino de Santa Maria (RS), põem em pauta a necessidade de que o teatro infantil seja objeto de estudo nos cursos de formação de professores e artistas de teatro.

 

Biografia do Autor

Diego de Medeiros Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em Teatro. Professor no Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), líder do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (GETIs/CNPq). Área: Pedagogia do Teatro.

Elisabete de Paula de Lemos Neris, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduanda em Licenciatura em Teatro. Bolsista do Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIPE/UFSM). Membra do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâcias (GETIs/CNPq).

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Publicado

20.12.2019

Como Citar

de Medeiros Pereira, D., & de Paula de Lemos Neris, E. (2019). Olhares sobre o Teatro para crianças, as Infâncias e as Escolas. Revista Da FUNDARTE, 39(39), p.105–123. https://doi.org/10.19179/2319-0868.643

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