TESSITURAS DA DANÇA: O SEU FAZER ARTÍSTICO, O SEU VIVER, O SEU ENSINAR E APRENDER

Autores/as

  • Marcilio de Souza Vieira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Palabras clave:

Corpo, Dança, Formação continuada,

Resumen

Pensar na dança e no seu fazer artístico, bem como no seu ensinar e aprender no espaço escolar torna-se uma ação relevante para pensar também quem ensina tal linguagem artística na escola. Ao refletirmos sobre o processo de ensino e aprendizagem da dança no âmbito escolar ratificamos a necessidade de o professor nesse processo ter incorporado alguns repertórios de dança, quer sejam danças populares, dança moderna, dança contemporânea ou danças advindas da cultura de massa. Acreditamos que é possível por meio da dança promover uma prática pedagógica transdisciplinar que provoque a ação e a reflexão do sujeito sobre a realidade em que vive, viabilizando o desenvolvimento cultural, fundamento da Educação.

Biografía del autor/a

Marcilio de Souza Vieira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Artista da Cena, Pós-Doutor em Artes, Doutor em Educação, Professor do Curso de Dança e dos Programas de Pós-Graduação PPGArC e PROFARTES da UFRN. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR) e do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN).

Publicado

18/06/2018

Cómo citar

Vieira, M. de S. (2018). TESSITURAS DA DANÇA: O SEU FAZER ARTÍSTICO, O SEU VIVER, O SEU ENSINAR E APRENDER. Revista Da FUNDARTE, 35(35), 143–170. Recuperado a partir de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/494

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.