IDENTIDADE POÉTICA

Autores

  • Josemir Valverde

Palavras-chave:

Identidade poética, composição musical

Resumo

Este estudo apresenta uma reflexão sobre a formação da identidade poética de um artista e a possível relação que esse desenvolvimento identitário tem com seus posicionamentos filosóficos, referências musicais, experiências culturais vivenciadas, constância nas ideias musicais e nos procedimentos composicionais, assim como com o grau de reincidência em que suas soluções composicionais ocorrem, durante uma trajetória artística. Tais reflexões fazem parte da tese de doutorado “A formação de uma identidade poética através de um ciclo de peças”, defendida na UFRGS no início de 2015. Neste trabalho, entende-se por poética aquilo que inspira, cria, produz; aquilo que é inventivo e possui uma intensão expressiva. Refiro-me à identidade poética, a um conjunto de conteúdos e de expressões de um compositor, podendo estar ou não vinculados à sua ideologia ou a suas crenças, as quais reincidem durante sua trajetória, ou em parte dela, a ponto de tornarem sua arte identificável.

Biografia do Autor

Josemir Valverde

Doutor (2015) e Mestre (2009) em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Composição e Regência pela Universidade Federal da Bahia (2004). Foi professor de teoria musical do curso de extensão da Universidade federal da Bahia de 2002 a início de 2003. Professor de solfejo e história da música de 2003 a 2005 do Instituto Lumen Christi, instituto de teologia da Faculdade Social da Bahia. Atuou em 2009 e 2011 como professor de composição da UFRGS, como parte da disciplina Estágio Docente Orientado. Foi professor do Instituto Superior de Educação Ivoti de 2013 a 2014, onde ministrou as disciplinas Linguagem e Estruturação Musical III e IV, Educação Musical em Espaços não Escolares, Percussão e Seminário de Aprofundamento I e II. Atualmente é professor de violoncelo da Fundação Municipal de Artes (FUNDARTE Montenegro-RS) e professor de Teoria musical e Harmonia do curso Tecnólogo de Produção Fonográfica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem atuado também em diversas instituições como professor de cursos livres de arranjo, harmonia, teoria musical e composição.

Downloads

Publicado

18.06.2018

Como Citar

Valverde, J. (2018). IDENTIDADE POÉTICA. Revista Da FUNDARTE, 35(35), 53–65. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/475

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.