BAILA CASSINO GRUPO DE DANÇA E PROJETO DE EXTENSÃO BAILAR: NÚCLEO DE DANÇA NA MATURIDADE COMO PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL

Autores/as

  • Daniela Llopart Castro Universidade Federal de Pelotas
  • Carmen Anita Hoffmann Universidade Federal de Pelotas
  • Eleonora Campos da Motta Santos Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.471

Palabras clave:

Dança, Maturidade, Extensão universitária

Resumen

O texto é um relato das principais propostas do Baila Cassino, grupo de dança que integra o Projeto de Extensão Bailar: Núcleo de Dança na Maturidade da UFPel, apontando reflexões sobre os objetivos do projeto e resultados das ações realizadas. Buscou-se aporte teórico em Garcês et.al (2012), Vieira (12016), Strazzacappa (2012) e Rodrigues (2005-2006), dentre outros. Constatamos que o projeto conta com motivos para sua manutenção e continuidade, por afirmar sua relevância extensionista quando aproxima a comunidade ao ambiente universitário, desdobrando-se em ações disparadoras e orientadoras para grupos de maturidade, a exemplo do Baila Cassino que há 10 anos vem construindo uma trajetória de sucesso, através da dança.

Biografía del autor/a

Daniela Llopart Castro, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta do Curso de Dança do Centro de Artes - UFPel. Mestre em Ciências do Movimento Humano. Doutoranda em Motricidade Humana – Dança (Universidade de Lisboa). Diretora Artística do Grupo Baila Cassino. Coordenadora do Projeto de Extensão Bailar: Núcleo de Dança na Maturidade/ UFPel (2012-2016). Coordenadora Geral dos I, II, III, IV, V e VI Cassino em Dança: Encontro Regional de Dança na Maturidade (2009-2015). 

Carmen Anita Hoffmann, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Dança e Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais no Centro de Artes - UFPel. Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Coordenadora da Câmara de Extensão do Centro de Artes e Coordenadora do Projeto de Extensão Bailar: Núcleo de Dança na Maturidade. Co-Líder do Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gênero e Arte (UFPel/CNPq).

Eleonora Campos da Motta Santos, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Dança e Membro Externo do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais no Centro de Artes - UFPel. Doutora em Artes Cênicas e Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Chefe do Núcleo de Articulação de Coordenadores da Coordenação de Pedagogia Universitária da Pró-Reitoria de Ensino da UFPel.

Citas

ALMEIDA, Alex Sander Silveira. Entre o artístico e o terapêutico: um olhar sobre o Grupo Kiriann Teatro de Dança. 2014. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) — Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2014.

CASTRO, Daniela Llopart. Corpos Dançantes na maturidade: compreendendo um universo diverso. In: III Seminário Internacional de Arte: corpo e experiência vivida, 3, 2016, Ibirité. Anais... Belo Horizonte: Alba Pedreira Vieira, Fernanda Abbatepietro Novaes, Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz (editoras), 2017. p. 38-44.

CASTRO, Daniela; GONÇALVES, Maiara; SAYÃO, Maria Eduarda; SAN MARTINS, Rebeca; SANTOS, Eleonora. A maturidade em cena: experiências com o espetáculo Apenas Mulher no Projeto Bailar. Paralelo 31. n.7, p.89-114, dez, 2016.

CASTRO, Daniela; GONÇALVES, Maiara. Espetáculo Olé e Projeto Bailar: una experiencia artística en la edad madura. 2da Bienal de Educación y Arte. Montevidéo, 2014.

CASTRO, Luciana Maria. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. In: Reunião Anual da ANPED, 27, Caxambu, 2004. Anais... Caxambu: ANPED, 2004. Acesso em: 10 out 2017. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/27/inicio.htm>

FIGUEIREDO, Adma Hamam (org.). Brasil: uma visão geográfica e ambiental do início do século XXI. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2016.

GARCÊS, Solange B. Billig, et.al. GIEEH – Grupo Interdisciplinar de Estudos do Envelhecimento Humano da UNICRUZ: Tecendo os fios entre o Envelhecimento e a Educação em uma Sociedade (Pós)Moderna. In: CAMARGO, Maria Aparecida Santana et.al. (orgs). Pesquisa na Universidade: mosaico de vivências acadêmicas. Santa Maria: Pallotti, 2012.

MARINHO, Thomas Porto. Dançando a Vida: um método de ensino para terceira idade., 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso – Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.

NEUTZLING, Andrine Porciuncula. Dança na Maturidade: Caminhos que permeiam os propósitos dos professores/coordenadores e a produção artística. 2017. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso – Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.

PEREIRA, Josiane da Mota. Motivos da permanência das integrantes do grupo de danças da maturidade no espaço Laís Hallal, 2014. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso – Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

RODRIGUES, R. A extensão universitária como uma práxis. Em Extensão. Uberlândia. v.5, p. 84-88, 2005-2006.

STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a Arte e a Docência. Campinas: Papirus, 2012.

VIEIRA, Marcílio. A memória gruda na pele ou a dança madura no corpo. Art Research Journal/Revista de Pesquisa em Arte. v.3, n.2, p.160-177, 2016. Acesso em: 22, mai, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/9525/7812> DOI: https://doi.org/10.36025/arj.v3i2.9525

Publicado

30/03/2019

Cómo citar

Castro, D. L., Hoffmann, C. A., & Santos, E. C. da M. (2019). BAILA CASSINO GRUPO DE DANÇA E PROJETO DE EXTENSÃO BAILAR: NÚCLEO DE DANÇA NA MATURIDADE COMO PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 33–52. https://doi.org/10.19179/2319-0868.471

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a